Gestão de Riscos
A gestão de riscos no TRE-MT, conjunto de atividades que busca identificar, analisar, avaliar, tratar e monitorar riscos, tem como objetivo contribuir com a tomada de decisão, visando atingir o cumprimento da missão e o atingimento dos objetivos organizacionais.
Em 2022 foi aprovada a Política de Gestão de Riscos do TRE-MT por meio da Resolução 2.676/2022, estabelecendo conceitos, princípios, diretrizes e responsabilidade para a gestão de riscos, a fim de assegurar a legitimidade do processo eleitoral e o alcance dos objetivos organizacionais, por meio de identificação, análise, avaliação e tratamento dos riscos identificados.
Também em 2022 foi aprovada a Metodologia de Gestão de Riscos do TRE-MT por meio da Portaria nº 487/2022. A metodologia, por sua vez, apresenta de forma detalhada o conjunto de etapas que busca a operacionalização da gestão, representando um passo a passo de como deverá ser feito o gerenciamento dos riscos detectados. Com a metodologia, é possível identificar, analisar, tratar e monitorar os riscos de forma sistematizada, de modo a possibilitar a aliança da tolerância do risco com a estratégia adotada e a adquirir melhor capacidade para identificar riscos em potencial e estabelecer respostas a eles, reduzindo surpresas e custos ou prejuízos associados.
Para coordenar os papéis dos atores envolvidos na gestão de riscos, utiliza-se a estrutura de três linhas de defesa:
1ª linha de defesa: controles internos da gestão executados por todos os servidores do TRE-MT, responsáveis pela condução de atividades e tarefas, no âmbito dos macroprocessos finalísticos e de apoio do Órgão (Gestores de Riscos dos processos organizacionais);
2ª linha de defesa: supervisão e monitoramento dos controles internos executados pela Assessoria de Planejamento e Gestão e as Assessorias das Secretarias e da Corregedoria Regional Eleitoral para tratar de riscos;
3ª linha de defesa: constituída pela Coordenadoria de Auditoria Interna responsável pela avaliação da operacionalização dos controles internos da gestão (primeira linha ou camada de defesa) e da supervisão dos controles internos (segunda linha ou camada de defesa).