Diário de Justiça Eletrônico - instruções para validação de certificados digitais
Este guia contém as instruções necessárias para validar a assinatura digital emitida em uma publicação do DJE. O processo de validação da assinatura permite ao usuário verificar se o documento foi realmente emitido pelo TSE e se este não foi alterado desde sua assinatura.
Para realizar a validação de uma assinatura, o usuário dever realizar os seguintes procedimentos:
- 1.Verificar se os requisitos para validação foram atendidos;
- 2.Baixar e instalar os certificados digitais das autoridades certificadoras : estes certificados devem garantir que o documento assinado foi realmente emitido pelo TSE;
- 3.Configurar o Adobe Reader : esta configuração permite que o leitor de PDF reconheça os certificados instalados e possa realizar a validação da assinatura de modo correto;
- 4.Realizar a validação da assinatura digital do diário : neste passo o usuário deve abrir o documento e utilizar o Adobe Reader para verificar se o documento foi realmente criado pelo TSE e que este não foi alterado desde sua criação.
Observação:
Os passos 1, 2 e 3 só necessitam ser realizados para o primeiro documento validado. Após, só precisam ser realizados novamente quando o certificado do TSE expirar (o Certificado tem a validade por 3 anos) ou quando for necessário atualizar o Adobe Reader.