Francisco Rogério Barros assume a titularidade da 10º Zona em Rondonópolis
Magistrado foi designado para a função após o término do biênio do juiz Rhamice Ibrahim Ali Abdallah

Rondonópolis terá um novo juiz eleitoral a partir de 3 de fevereiro. O juiz Francisco Rogério Barros foi designado para assumir a titularidade da 10º Zona Eleitoral, no lugar do juiz Rhamice Ibrahim Ali Abdallah. A decisão que deu posse ao magistrado foi tomada após votação unânime pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A mudança de autoridade ocorre logo após o término do biênio do juiz Rhamice Ibrahim Ali Abdallah.
“Retorno à Justiça Eleitoral para assumir a titularidade da 10ª Zona Eleitoral, com o compromisso de cumprir e fazer cumprir as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, a fim de garantir que a sociedade tenha acesso a uma prestação jurisdicional mais célere, eficiente e de maior qualidade. Trabalharei para assegurar que a integridade das eleições seja preservada, coibindo práticas ilícitas e mantendo a ordem, a justiça e a transparência em todas as fases do processo eleitoral, que é a base para a manutenção da democracia em nosso país”, declarou o juiz.
Publicada em 13/12/2024, a Resolução 2893/2024 fornece os relatórios de produtividade e mostra que o juiz designado é o que está há mais tempo afastado da titularidade de Zona Eleitoral. Sendo seu último dia no exercício das funções eleitorais em 14/12/2017, na Zona 2º, à época localizada, também em Rondonópolis. Esse é um dos critérios de preferência para o preenchimento da vaga, que é realizada por meio de rodízio. Os termos constam na Resolução TRE/MT nº 1.813/2016.
O novo empossado terá como atribuição, além de julgar as prestações de contas de campanha, apurar e totalizar votos, proclamar os resultados das Eleições, diplomar os eleitos, bem como gerir as centrais de atendimento ao eleitor, coordenar trabalhos do cadastro eleitoral, entre outros. A 10º Zona Eleitoral, agora em sua jurisdição, é responsável por atender além de Rondonópolis, o município de Itiquira. Juntos, somam 103. 723 mil eleitores e eleitoras.
A seleção foi conduzida pela Seção de Registro de Membros e Juízos Eleitorais (SRMJE), com base no Edital nº 14/SRMJE/CP/SGP/2024. Entre os participantes estavam duas magistrados e quatro magistrados, titulares da Comarca da zona eleitoral em disputa.
Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Daniel Dino)
#DescriçãodaImagem: A imagem de fundo branco possui uma faixa preta na parte superior em que ao lado esquerdo está escrito: “judiciário”. Abaixo está uma fotografia do novo juiz, um homem negro de pele clara, de toga, cabelo baixo e expressão facial de seriedade. Ao lado da fotografia, no lado direito está o seguinte texto: “Francisco Rogério Barros, juiz da 10ª Zona Eleitoral -Rondonópolis”.