TRE-MT e Senac ofertarão cursos na área digital para pessoas com deficiência
Projeto terá início na primeira quinzena de abril com capacitação na área digital

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está desenvolvendo um projeto de capacitação digital voltado a pessoas com deficiência (PCDs), por meio da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Mato Grosso. Os detalhes foram abordados em reunião, nesta segunda-feira (24.02), na sede do Tribunal, em Cuiabá.
A ideia, segundo a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves, é oferecer cursos que promovam a inclusão digital a este público. “Fizemos uma busca ativa em nosso Cadastro Eleitoral e tivemos retorno de aproximadamente 100 pessoas com deficiência. A maioria nos informou a necessidade de aprender conteúdos relacionados à informática e tecnologia. Será um projeto pioneiro no país, viabilizado graças à parceria com o Senac. Com isso, o TRE-MT cumpre, mais uma vez, com seu papel social, que vai além de atender à população e realizar eleição”, ressaltou.
No primeiro momento, o curso será ministrado para uma turma de 15 pessoas, com previsão de início na primeira quinzena de abril deste ano. Posteriormente, há possibilidade de abrir uma nova turma, de acordo com a demanda. As aulas serão ministradas duas vezes por semana, totalizando 80 horas.
O diretor regional do Senac Mato Grosso, Edson Dahmer, explicou que a capacitação visa atender a um apelo social. “As pessoas com deficiência apresentaram suas necessidades, então, elas precisam dessa colaboração e desse desenvolvimento profissional. O Tribunal Regional Eleitoral já tem um grande trabalho para atendimento desse público, nas eleições, e agora vem essa vertente de ajuda de qualificação profissional para que eles possam se tornar economicamente ativos e possam trabalhar em empresas do comércio, melhorar sua renda, sua vida como um todo”.
Livro comemorativo
Também foi tratada na reunião a parceria firmada para editoração e impressão de um livro comemorativo dos 25 anos do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB). “A ideia foi do desembargador Fernando Wolff Bodziak, que me antecedeu na presidência do Colégio, a qual acatei de imediato e dei encaminhamento. O Senac Mato Grosso atendeu nosso pedido para contarmos essa história. Me sinto honrada por ter sido presidente do Colégio Corregedores e acho importante mostrar a identidade do estado de Mato Grosso na construção deste sistema da Corregedoria dentro do sistema jurídico e contando com a parceria do Senac”, destacou a corregedora regional eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves.
A produção literária já está pronta e agora está na fase final de diagramação. “Esse projeto foi construído com a participação tanto da equipe técnica do Tribunal quanto da equipe técnica do Senac. A nossa presidência validou e a gente já colocou esse projeto em execução, então ele vai contar toda essa história do Colégio de Corregedores e a parceria contempla a produção do livro e impressão desses exemplares para posterior distribuição”, contou o diretor regional do Senac Mato Grosso, Edson Dahmer.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto principal que mostra participantes da reunião, quatro homens e três mulheres, sentados em cadeiras em volta de uma grande mesa. No corpo do texto, tem outra foto na qual os mesmos participantes estão de pé, um ao lado do outro, e sorriem.