TRE-MT e Senac/MT firmam parceria para qualificação de PCDs e publicação de livro sobre os 25 anos do Colégio de Corregedores Eleitorais
Projeto une inclusão social e resgate histórico da Justiça Eleitoral com apoio da Fecomércio/SENAC

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) formalizou, na manhã desta quinta-feira (10.04), uma importante parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MT). A iniciativa marca a união de esforços entre as instituições com foco em dois grandes eixos: a valorização da memória institucional da Justiça Eleitoral por meio da publicação de um livro sobre os 25 anos do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil e a promoção da inclusão social por meio da qualificação profissional de Pessoas com Deficiência (PCDs).
A solenidade foi realizada na sede da Fecomércio, em Cuiabá, e contou com a presença da vice-presidente e corregedora eleitoral do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, do juiz-auxiliar da Presidência, Aristeu Dias Batista Vilella, do presidente do sistema Fecomércio/Sesc/Senac/MT, José Wenceslau de Souza Júnior, e do diretor regional do Senac/MT, Edson Dahmer da Silva.
Capacitação para inclusão social
Um dos pontos centrais do acordo é a oferta de cursos gratuitos de capacitação profissional para o público PCD, com foco inicial em qualificação digital. O projeto será viabilizado por meio da estrutura pedagógica e técnica do Senac, enquanto o TRE-MT atuará na busca ativa e seleção dos alunos, com base em sua base de dados, além de ceder o espaço físico para as aulas. A previsão é que duas turmas sejam formadas inicialmente, com cursos voltados à informática — área que, segundo levantamento do TRE-MT, concentra maior demanda entre os inscritos.
“Acho importante essa parceria porque um dos eixos da Justiça Eleitoral é fazer com que as pessoas com deficiência possam exercer sua cidadania estando preparadas. Inclusive, sendo treinadas e recebendo formação digital pelo sistema Fecomércio. Fazer com que esse eleitor ou eleitora possa estar no mercado e exercer sua cidadania de forma integral”, afirmou a corregedora Serly Marcondes.
O presidente do sistema Fecomércio/Senac/Sesc/MT, José Wenceslau de Souza Júnior, celebrou a iniciativa como um marco para a instituição: “Hoje é um dia histórico para a Fecomércio. Essa parceria que resultará na qualificação de PCDs é fundamental, pois o comércio está carente dessa mão de obra. Teremos PCDs qualificados dentro das nossas empresas e, consequentemente, o salário será maior. É o famoso ganha-ganha: o empresário ganha e o PCD também”.
O diretor do Senac, Edson Dahmer, complementou que esse é apenas o início de uma jornada promissora: novos cursos e oportunidades poderão ser desenvolvidos a partir dessa aliança. “É o primeiro passo de uma longa caminhada, com potencial para o desenvolvimento de novos cursos e oportunidades. Quando o trabalho é construído a várias mãos, os frutos são mais saudáveis”.
Livro comemorativo dos 25 anos do CCORELB
A parceria também contempla a produção e publicação do livro comemorativo dos 25 anos do Colégio de Corregedores e Corregedoras Eleitorais do Brasil (CCORELB), que está sendo elaborado em conjunto pelas instituições. O projeto já se encontra em fase final de editoração e segue para as etapas de licitação e impressão de mil exemplares, com apoio financeiro indireto de R$ 138 mil, formalizado por meio do Contrato de Patrocínio nº 001/2025.
“O Colégio de Corregedores do Brasil completou 25 anos nessa gestão, onde estou como presidente, e foi feito um levantamento histórico sobre todos os impactos que as corregedorias eleitorais causaram nesse período. É um resgate de como essas ações modificaram a história eleitoral, capilarizaram a Justiça Eleitoral e mostraram sua importância para a sociedade. Quando a Fecomércio abraça essa construção, ela também participa da manutenção histórica da nossa sociedade”, ressaltou a desembargadora Serly.
O termo de parceria foi oficialmente assinado nesta quarta-feira (10.04), na sede da Fecomércio e durante sua celebração, a corregedora do Tribunal destacou a importância da parceria: “É fundamental termos ao nosso lado parceiros com autoridade, trabalhos auditáveis, representatividade, legitimidade e grande força. Uma parceria dessa natureza engrandece a instituição”.
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
#DescriçãodaImagem: A imagem é composta por três fotos. Na primeira, as autoridades que assinaram o termo de parceria posam em pé para uma foto oficial; a corregedora eleitoral segura em mãos o documento assinado. Na segunda, ela aparece no momento da assinatura do termo. Já na terceira, vê-se uma mesa retangular com todas as autoridades e demais convidados da solenidade sentados, durante o evento.