Comunidade Vale do Amanhecer, na zona rural de Aripuanã, ganha novo local de votação
Medida facilita o acesso ao voto de moradores da região, que agora contarão com uma seção eleitoral na própria comunidade, localizada a 150 km da sede de Aripuanã.

A partir das Eleições 2026, a comunidade Vale do Amanhecer, localizada na zona rural de Aripuanã, contará com um local de votação próprio. A medida foi oficializada pela Portaria nº 003/2025 da 11ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, assinada pelo juiz Guilherme Leite Roriz, e representa um importante avanço no acesso ao voto para as famílias que vivem na região.
Distante cerca de 150 quilômetros da sede de Aripuanã, por vias não pavimentadas, a comunidade reúne mais de 70 eleitores, que até então precisavam se deslocar por longas distâncias para exercer seu direito ao voto. A criação do novo local de votação atende a um pedido da Prefeitura Municipal de Aripuanã e leva em consideração a existência de estrutura física adequada para a instalação de seção eleitoral na Escola Municipal Vale do Amanhecer.
O juiz eleitoral Guilherme Leite Roriz destacou a importância da iniciativa: “A criação desse novo local de votação representa um compromisso com a cidadania e com a dignidade das pessoas que vivem na zona rural. Estamos garantindo que cada eleitor e eleitora tenha acesso facilitado ao processo eleitoral, sem que precise enfrentar grandes deslocamentos. A Justiça Eleitoral está presente, mesmo nos locais mais distantes, porque todos os votos têm o mesmo valor”.
A escola, recém-construída com padrão moderno, foi inaugurada oficialmente no dia 21 de setembro de 2023, e dispõe de quatro salas climatizadas e banheiros. A estrutura vai proporcionar conforto e segurança não só para os estudantes da comunidade, mas também para eleitores e mesários nos dias de votação.
Atualmente, a 11ª Zona Eleitoral possui 12 locais de votação em Aripuanã, município com quase 17 mil eleitores cadastrados. Também é responsável por Colniza, onde há 25 locais de votação e cerca de 20 mil eleitores. Com a criação do novo ponto de votação, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso reafirma seu compromisso com a inclusão e com o fortalecimento da democracia, mesmo nos rincões mais distantes do estado.
Eleitores da região que desejarem votar no novo local devem solicitar a atualização de seu cadastro. O pedido pode ser feito de forma online, diretamente pelo site do TRE-MT, ou presencialmente em qualquer cartório eleitoral. Em breve a 11ª Zona Eleitoral realizará um mutirão de atendimento na comunidade, a iniciativa oportunizará a atualização do local de votação aos eleitores interessados.
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
#DescriçãodaImagem: A imagem traz uma foto aérea da Escola Municipal Vale do Amanhecer. Na parte superior a direita consta os dizeres: novo - local de votação.