TRE-MT participa de criação da Rede de Sustentabilidade do Poder Judiciário
Por meio de um termo de cooperação técnica, órgãos definem ações e projetos em parceria
Com o objetivo de conjugar esforços para a troca de informações, promoção de ações conjuntas, estímulo e socialização de projetos voltados às ações socioambientais, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) assinou um termo de cooperação técnica, nesta segunda-feira (30.09). O documento foi assinado juntamente com o Tribunal de Justiça (TJMT), Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-23) e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região – Seção Judiciária de Mato Grosso (TRF-1).
A Rede visa alcançar não apenas o público interno como a comunidade em geral. Os objetivos específicos são: propiciar a troca de informações referentes aos projetos internos em andamento, os que vierem a ser realizados, bem como estimular a cooperação mútua às ações de sustentabilidade; promover eventos, capacitações e treinamentos, especialmente, abrangentes as questões de sustentabilidade; promover, sempre que possível, a gestão adequada dos resíduos de forma integrada; realizar compras compartilhadas sustentáveis; divulgar o resultado dos projetos implantados; desenvolver indicadores socioambientais que propiciem um desenvolvimento dessa área e consequente melhoria das ações.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, ressalta a importância da formalização da parceria. “Com esta iniciativa, teremos uma atuação em rede, com muito mais efetividade e maior alcance de público. Dessa forma, conseguiremos realizar projetos e ações de sustentabilidade importantes e que resultarão na conscientização do público interno e da sociedade em geral. Precisamos cuidar do ambiente em que vivemos e pensar nas futuras gerações, no lugar que queremos preservar para elas”.
Visando implementar o compromisso assumido pelo termo, serão realizadas pelo menos quatro reuniões anuais, que ocorrerão na última quinta-feira dos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro. Ou seja, o primeiro encontro ocorrerá em fevereiro de 2025. O termo de cooperação terá vigência pelo prazo de 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período mediante termo aditivo próprio, por manifestação conjunta dos partícipes.
Conforme o assessor de Planejamento e Gestão do TRE-MT, André Luiz Régis Emidio, a iniciativa vai ao encontro de um dos objetivos estratégicos do Tribunal, que consiste em "orientar as políticas institucionais em consonância às diretrizes do desenvolvimento sustentável". “Além disso, este termo de cooperação está alinhado ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRE-MT e, com a atuação em rede, as ações ganham escala, trazendo uma forte colaboração, com impacto maior e garantia de economicidade”, avalia.
A assinatura do termo de cooperação ocorreu durante o IX Encontro de Sustentabilidade e I Seminário de Mudanças Climáticas, realizados nesta segunda-feira (30.09) e terça-feira (1°/10), na sede do TJMT.
Jornalista: Nara Assis
Fotos: Alair Ribeiro / TJMT
#PraTodosVerem: Foto que mostra a presidente do TRE-MT, de pé, com um vestido longo estampado, um casaco social preto por cima, cabelos pretos presos. Ela está com uma mão apoiada em uma mesa e a outra segurando uma caneta, preparando para a assinatura do termo. Atrás dela, aparece um telão com o assunto do termo de cooperação sendo projetado. Ao final da matéria, tem mais fotos do evento na galeria.