Círculo de Paz: Chapada realiza treinamento com prática da Justiça Restaurativa

Essa prática permite que os presentes se enxerguem igualmente e se sintam valorizados

Essa prática permite que os presentes se enxerguem igualmente e se sintam valorizados

Em parceria com o Tribunal de Justiça, o Cartório Eleitoral de Chapada dos Guimarães (34º zona eleitoral), realizou o treinamento com seus mesários e coordenadores das Eleições 2024. Com um método inovador, chamado de Círculo de Construção de Paz (CCP), o treinamento contou a participação de 23 pessoas nesta terça-feira (24.09). 

Essa é a 1º vez que a 34º ZE utiliza essa técnica no treinamento para as eleições com mesários e coordenadores. Mas, o método já foi aplicado em ações educativas em escolas rurais do município. Usado em diferentes contextos e situações, o CCP é uma ferramenta da chamada Justiça Restaurativa. 

Como alternativa ao modelo tradicional de resolução de conflitos, a Justiça Restaurativa propõe uma forma de se distanciar do punitivismo, adotando o diálogo e a negociação como pilares. Dessa forma, o CCP é uma das ferramentas utilizadas que possui efeitos como a criação de um espaço seguro para reflexão e troca de experiências. 

No ambiente da Justiça Eleitoral, essa metodologia permite que todos os colaboradores se enxerguem e sejam vistos igualmente, no mesmo nível. Isso possibilita a construção de relacionamentos saudáveis, a tomada de decisões e resolução de conflitos durante as Eleições de forma mais eficiente. 

Além disso, o formato reforça a horizontalidade das relações em que todos importam e são valorizados. Conforme explicou a chefe de cartório e também coordenadora do treinamento, Helma Martins da Cunha Bazán,  “os colaboradores se sentem mais acolhidos, pois o formato em círculo permite que o treinamento flua melhor, de maneira suave e intuitiva”, pontuou. 

O papel do coordenador, importância da Justiça Eleitoral na condução das Eleições, trabalho em equipe e democracia foram as temáticas trabalhadas durante o treinamento. Como condutores, os chamados facilitadores da dinâmica eram o juiz diretor do Foro de Chapada, Leonísio Salles de Abreu Júnior, o gestor do Fórum, Márcio Lima Pereira e o servidor do Tribunal de Justiça, Benjamim Duarte Monteiro Neto. 

Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Andréa Martins Oliveira)

#DescriçãodaImagem: De fundo branco a imagem traz como textos principais: “Círculo de Construção de Paz e Treinamento de mesários e coordenadores das eleições 2024”. Abaixo e ao lado das frases há fotografias, a primeira mostra os objetos como pelúcia, papeis e bolsa usados na dinâmica. A segunda mostra os objetos e as pessoas participantes durante a dinâmica, enquanto a terceira mostra todos juntos de pé e sorrindo para a foto. 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
Segunda a sexta-feira: das 11h às 18h 
Sábados, domingos e feriados: das 14h às 18h