Central de Interpretação de Libras faz mais de 300 atendimentos a surdos na eleição
Foram 84 demandas no 2º turno e 227 no 1º turno do pleito deste ano
A Central de Interpretação de Libras realizou 311 atendimentos a eleitores e eleitoras surdos ou com deficiência auditiva nos dois turnos das Eleições Municipais de 2024. Só no último final de semana, quando ocorreu o 2º turno em Cuiabá, houve 84 atendimentos, sendo 33 no sábado (26.10) e 51 no domingo (27.10), dia do pleito. Já no 1º turno, foram 227 atendimentos.
O número registrado pela CIL reflete o total de atendimentos prestados, e não a quantidade de eleitores e eleitoras surdas ou com deficiência auditiva, já que em alguns casos, uma mesma pessoa solicitou mais de uma demanda.
Neste 2º turno, o maior número de atendimentos teve como motivação “outros assuntos”, com 19 registros, seguido de “justificativa”, com 12. O “horário da votação” e “consulta ao Cadastro Eleitoral” foram responsáveis por 11 atendimentos, cada um. Depois, vem “consulta ao local de votação”, com 10 registros, orientações sobre o “app e-Título” com 7 e “documentos para votar” com 3 atendimentos.
Com 2 registros cada, estão: “sequência da votação e cargos da eleição”, “multas eleitorais”, “Zonas Eleitorais” e “Alistamento eleitoral”. Por último, “atualização cadastral (biometria)”, “voto em trânsito” e “quantidade de dígitos dos candidatos” geraram, cada um, 1 atendimento. Os detalhamentos de atendimentos do 1º turno podem ser acessados aqui.
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, recebeu o secretário adjunto de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Kennedy Dias, no domingo, e agradeceu pela disponibilização dos(as) atendentes da CIL. “Este foi um trabalho essencial na promoção da acessibilidade do eleitor e da eleitora em nosso estado. Agradeço pela parceria do Governo do Estado e pelo trabalho prestado pela equipe da CIL que, de forma muito atenciosa, repassou todas as informações necessários às pessoas surdas para que elas pudessem exercer seu direito ao voto. Ficamos muito felizes e orgulhosos com isso”.
A iniciativa do TRE-MT em buscar esta parceria com a Setasc-MT foi destacada pelo secretário adjunto. “Destaco o empenho da presidente do Tribunal, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, para garantir o atendimento lá na ponta, porque muitas vezes esse público de pessoas surdas era induzido por pessoas que tentavam manipula-las. Dessa forma, a gente está garantindo 100% de atendimento online para todas as pessoas que precisam. É um marco histórico por ser a primeira eleição e esperamos que seja duradouro. A CIL hoje atende, só em Cuiabá, mais de cinco mil pessoas por mês, orientando sobre diversos direitos, então, é um trabalho muito importante, feito sob a coordenação da nossa primeira-dama, Virgínia Mendes, e da secretária Grazielle Bugalho. São pessoas que buscam atendimento em escola, em delegacia, em hospitais, enfim, a CIL promove uma quebra de barreiras, por meio da tradução de Libras e, consequentemente, acesso à cidadania. E o atendimento na eleição é isso também, representa o acesso à cidadania”, frisou Kennedy Dias.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto que mostra uma atendente da CIL, de costas, utilizando óculos de grau e uma blusa preta, fazendo sinais de Libras com as mãos e olhando para um celular que está à frente dela, apoiado em uma tela de computador. Na tela do celular, aparece um eleitor surdo que está sendo atendido por ela. Ao final da matéria, tem mais fotos da CIL e da visita do secretário adjunto à presidente do TRE-MT.