Central de Interpretação de Libras atende 227 pessoas no 1º turno das Eleições Municipais
Atendimentos ocorrerão, novamente, no 2º turno, em Cuiabá, no sábado e no dia da votação
Pela primeira vez atuando em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), a Central de Interpretação de Libras (CIL) da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) realizou 227 atendimentos no 1º turno das Eleições Municipais de 2024. O número se refere aos dias 05 e 06 de outubro, véspera e dia da votação.
Servidores e servidoras da CIL atenderam eleitores e eleitoras surdos e surdas e com deficiência auditiva, com o objetivo de fornecer informações acerca das eleições e acesso a serviços eleitorais. O maior número de atendimentos ocorreu no dia da votação: 120.
A principal demanda registrada nos dois dias foi consulta a local de votação e/ou seção eleitoral, com 69 atendimentos. Outros assuntos demandaram 65 registros, enquanto 34 pessoas procuraram informações sobre justificativa eleitoral, 26 solicitaram consulta ao cadastro eleitoral para verificar se a situação estava regular, 19 buscaram informações sobre as Zonas Eleitorais e 5 atendimentos corresponderam ao horário de votação.
Busca de informações sobre sequência de votação, quantidade de dígitos de candidatos(as) e documentos para votar geraram, cada uma, dois atendimentos. Uma pessoa também foi atendida quanto a orientações sobre o aplicativo e-Título, outra com relação ao alistamento eleitoral e uma sobre prioridade de votação.
Segundo a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, a inclusão de todos e todas no processo eleitoral é fundamental para garantir a democracia.
“A Justiça Eleitoral de Mato Grosso se preocupa em assegurar as condições do exercício de voto a toda a população do estado. Temos desenvolvido inúmeras ações voltadas à acessibilidade para fazer com que as pessoas tenham condições de exercer sua cidadania e sejam respeitadas neste importante momento. Instituímos os coordenadores e coordenadoras de acessibilidade nas seções eleitorais, para auxiliar as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de orientarmos os juízos eleitorais e chefes de cartório a vistoriarem os locais de votação, a fim de garantirem acessibilidade. As urnas eletrônicas possuem teclas com braile e fones de ouvido que podem ser utilizados por pessoas cegas. E esta parceria com a CIL, por meio do Governo do Estado, engrandece ainda mais este trabalho, prestando um serviço essencial às pessoas surdas”, ressaltou a presidente.
A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, coronel PM Grasi Paes Bugalho, frisou a importância da parceria. “É uma grande alegria recebermos os resultados dos atendimentos realizados pela Central de Intérpretes de Libras durante o 1º turno das eleições, em parceria com o TRE-MT. Essa iniciativa foi fundamental para garantir que os participantes surdos tivessem acesso pleno e seguro às urnas, com suporte personalizado. O Governo de Mato Grosso, por meio do Programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, reafirma seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão, trabalhando continuamente para oferecer serviços de qualidade a todos os cidadãos. O sucesso da CIL é um reflexo direto desse compromisso, e seguimos firmes na missão de proporcionar igualdade de acesso e oportunidades para toda a nossa população”.
No 2º turno
O atendimento da CIL ocorrerá novamente no 2º turno das Eleições Municipais de 2024, que será realizado no dia 27 de outubro, em Cuiabá. Atendentes da Central ficarão na sede do TRE-MT, na véspera, dia 26, e no dia da votação, dia 27. Eleitores e eleitoras que necessitarem de atendimento poderão entrar em contato por videochamada pelos números: (65) 99237-4282 / (65) 99237-5143 / (65) 99241-3833 / (65) 98433-0372 / (65) 98462-6876.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Imagem com fundo bege e, no canto direito tem detalhes de figuras geométricas nas cores azul, verde, laranja e amarelo. À esquerda, tem uma foto de uma atendente da CIL, em videochamada com eleitora, e servidor do TRE-MT e outra atendente da CIL ao fundo, em uma sala do TRE-MT. Na parte superior, está escrito ATENDIMENTO PARA PESSOAS SURDAS OU COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. À direita, tem a marca da CIL, os contatos de WhatsApp para atendimento e a figura de um celular com símbolos do WhatsApp. No canto superior direito, estão as marcas do TRE-MT, do Governo de Mato Grosso e das Eleições Municipais de 2024.