TRE-MT marca presença no 2º Encontro Nacional de Bibliotecas do Judiciário
O evento aconteceu no Rio de Janeiro e contou com três dias de programação, incluindo rodadas de palestras, mesas de discussão e visitas guiadas
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) marcou presença no 2º Encontro Nacional de Bibliotecas do Judiciário (ENABIJUD). O encontro foi realizado no Rio de Janeiro, está em sua segunda edição, e é um espaço criado para que profissionais de bibliotecas judiciárias troquem experiências e enriqueçam seu repertório a partir de reflexões e aprendizados conjuntos. O tema escolhido para a edição é “Bibliotecas – Construindo Redes de Memória, Inovação e Direitos Humanos”.
“Debatemos como ter um olhar atencioso para os desafios enfrentados na preservação da memória, na promoção dos direitos humanos… Foram discussões para colaborar com os gestores de bibliotecas na tomada de ações estratégicas na gestão do patrimônio bibliográfico”, avaliou a chefe da seção de biblioteca e editoração, Lener Aparecida Galinari, representante do TRE-MT.
A programação do evento incluiu rodadas de palestras, mesas de discussão e visitas guiadas. As atividades contaram com a participação de duzentos participantes de todo o país, desde bibliotecários, magistrados, profissionais da informação e servidores. Foram discutidos temáticas como: Gestão da memória e Patrimônio bibliográfico e seu Papel estratégico nas Bibliotecas judiciárias; Inteligência artificial, Transformação Digital e Experiência do Usuário nas Bibliotecas; Agenda 2030 - Transformando Bibliotecas jurídicas em Agentes de Mudança para os Objetivos da Agenda 2030: O Papel das bibliotecas na Disseminação do Conhecimento e na Promoção da Justiça Sustentável; e Biblioteca do Judiciário: planejando o futuro.
Para Lener Aparecida, o Centro Cultural Justiça Federal, local escolhido para sediar o encontro, é significativo. Isso porque, como explicou, esse espaço representa uma memória ligada à presidência do Tribunal Regional Federal da 2° Região, antiga sede do Superior Tribunal Federal (STF). Inaugurado em 1960, a construção integra o projeto urbanístico da então Capital Federal.
O evento foi realizado nos dias 20, 21 e 23 de março, sendo organizado pelo Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), e pela Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias (Bibliomemojus) com a parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Militar (STM).
Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Daniel Dino)
#DescriçãdaImagem: A fotografia mostra 14 pessoas de pé em frente ao painel do evento. São 8 mulheres e 6 homens.