Cartório eleitoral de Paranatinga promove Dia do Jovem Eleitor
Além de palestra, os estudantes contarão com atendimento para fazer o alistamento eleitoral
A 57º Zona Eleitoral, sediada no município de Paranatinga, promoverá o Dia do Jovem Eleitor, no dia 13 de março, para estudantes de 15 a 17 anos de idade. A programação inclui uma palestra com a juíza da 57ª Zona Eleitoral, Raíza Vitória de Castro, que irá abordar temas como o processo eleitoral, alistamento e a importância do voto. As escolas beneficiadas pelo projeto são: Escola Estadual 29 de Junho e Escola Estadual Osvaldo Cândido Pereira.
Após a palestra, os estudantes poderão contar com atendimento do cartório, que fará o alistamento (confecção do 1º título) dos futuros eleitores e eleitoras. A iniciativa tem como objetivo incentivar a participação de jovens na política do país, a partir do voto.
Com duração prevista para o dia inteiro, a ação começa pela Escola Estadual 29 de Junho, com palestra às 7h30 e terminará às 8h30. Em seguida, após o encerramento da palestra, começam os atendimentos para o alistamento. Já na Escola Estadual Osvaldo Cândido Pereira, a palestra começará às 9h30 e encerrará às 10h30. Em seguida, os alistamentos seguirão até 16h, em ambas as escolas.
Vale lembrar que para o alistamento, não é preciso autorização dos responsáveis. Conforme a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23.659/2021, após 15 anos de idade, o alistamento eleitoral é facultativo e deve ser feito diretamente pela pessoa independente de autorização ou acompanhamento dos representantes legais. Vale destacar, também, que o voto é facultativo somente até os 18 anos, após essa idade torna-se obrigatório. Quando não cumprido e nem justificado, a Constituição Federal estabelece como consequências a privação de direitos cidadãos.
Criado para conscientizar a nova geração de eleitores sobre a participação política e o significado do voto para democracia, o projeto Jovem Eleitor tem como propósito aproximar a Justiça Eleitoral de jovens e novos eleitores e eleitoras. Para a juíza Raíza de Castro, a ação é importante porque discute temas pouco debatidos no dia a dia, tais como cidadania, democracia e voto. Outro tópico atual que será abordado na palestra é a escolha dos representantes políticos, exercício que exige consumo de informações confiáveis sobre possíveis candidaturas.
Conforme a magistrada, os jovens são protagonistas do futuro do país e para exercer esse papel, é preciso se conscientizar. “Os jovens precisam ter consciência de sua importância enquanto cidadãos e cidadãs, enquanto protagonistas do futuro da nação. O jovem de hoje, se consciente do tamanho de sua relevância, tem o poder de definir o rumo da nossa sociedade. O voto consciente é, sem dúvidas, um instrumento de transformação social”, afirmou.
A juíza ainda dá uma dica final para os pais que desejam despertar uma consciência mais política nos filhos e filhas. Para ela, o diálogo informado e embasado em fontes confiáveis é o maior instrumento de construção de um eleitorado ativo e consciente. Uma das estratégias de comunicação é a linguagem simples e direta para atrair a atenção, pois os jovens fazem parte de um público muito conectado e acostumado com a circulação rápida e instantânea de informações.
Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Andréa Martins Oliveira)
#PraTodosVerem: Imagem em que aparece, à esquerda, uma jovem, vestindo camiseta branca e com os cabelos presos em um coque. Ela sorri e aponta para a parte superior direita que tem o texto DIA DO JOVEM ELEITOR, destacado em um fundo em tons de roxo e amarelo. No canto superior direito, tem a marca do TRE-MT.