TRE-MT participa de reunião preparatória para Encontro Nacional do Poder Judiciário
Na ocasião, foi lançado o Justiça em Números 2024, tendo como ano-base 2023
Com o objetivo de discutir estratégias e assuntos como sustentabilidade, inteligência artificial e execução fiscal no âmbito do Poder Judiciário, representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) participam da 1ª Reunião Preparatória do 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF), nesta quinta-feira (16.05).
Juntamente com a solenidade de abertura, no período da manhã, ocorreu o lançamento do Justiça em Números 2024, que é um relatório analítico sobre o Poder Judiciário com dados referentes a 2023. A abertura foi feita pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.
O período da manhã também contou com o acompanhamento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário. Segundo o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, que participa do encontro, é imprescindível que a Justiça Eleitoral esteja atenta e comprometida com o acompanhamento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário. “Somente assim poderemos garantir a efetividade das ações e o cumprimento dos objetivos estabelecidos. A transparência, a avaliação contínua e a adaptação às demandas da sociedade são fundamentais para que possamos fortalecer o sistema judiciário e promover a justiça de forma eficaz e equitativa”.
O evento é voltado a representantes dos órgãos do Poder Judiciário e da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário. Pelo TRE-MT, além do diretor-geral, participam o assessor de Planejamento e Gestão Estratégica, André Emidio, e o assessor de Metas, Monitoramento Especial e Controle de 1º Grau da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), Márcio Conceição de Lara Cunha.
Programação
No período vespertino, ocorrem reuniões temáticas simultâneas com os seguintes temas: Eixo 1 – A linguagem simples e a padronização de ementas: a comunicação eficiente do Poder Judiciário; Eixo 2 – Os avanços da Execução Fiscal: Resolução 547/2024 e os diálogos institucionais; e Eixo 3 – Sustentabilidade e Poder Judiciário: a responsabilidade com o futuro. Também estão previstos painéis com os temas “Tecnologia e inteligência artificial: a necessária cooperação dos tribunais” e “Corregedoria Nacional de Justiça”, seguidos de palavras de encerramento, pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto que mostra participantes da reunião, de costas, sentados em cadeiras dispostas na sala do CNJ. Em frente a eles, estão as autoridades presentes e um grande painel com a marca do CNJ no centro e a marca do evento nas laterais.