Mais de 190 pessoas participam de curso sobre propaganda com foco nas Eleições Municipais

As aulas, que abordam principais aspectos da propaganda eleitoral, tiveram início nesta quarta-feira (22.05)

TRE-MT CURSO DE PROPAGANDA ELEITORAL COM FOCO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024

Mais de 190 pessoas participam do curso “Propaganda Eleitoral com Foco nas Eleições Municipais”, que teve início na manhã desta quarta-feira (22.05). Promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), em formato virtual, a capacitação possui carga total de 9 horas-aula.

 

Na abertura, a coordenadora da EJE-MT, Janis Eyer Nakahati, representando a diretora, juíza Ana Cristina Silva Mendes, recepcionou o ministrante do curso e participantes. “É uma alegria termos a sala cheia para mais um curso da EJE, que visa abordar os aspectos relacionados à propaganda eleitoral com foco nas próximas eleições. Quero agradecer a disponibilidade do professor e nosso colega Elder Goltzman, que prontamente atendeu nosso convite para falar sobre o assunto, e a todos e todas que se inscreveram no curso”.

 

Além de atuar como analista judiciário do TRE-SP, Elder Goltzman é mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão. Ele agradeceu o convite do TRE-MT e a oportunidade de falar sobre o tema. “A propaganda eleitoral sempre rende muito, é um assunto extenso e nem que fossem 100 horas, seria possível abranger todo o conteúdo relacionado. Mas, iremos abordar os principais aspectos e tirar as principais dúvidas, tendo como foco as Eleições Municipais 2024”, ressaltou ele, que também é doutorando em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (bolsista CAPES), professor da pós-graduação em Direito Eleitoral da Unifor, UERJ, PUC Minas e PUC-PR, autor da obra "Liberdade de expressão e desinformação em contextos eleitorais" pela editora Fórum e ex-assessor de ministro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Elder Goltzman explicou que a propaganda é um meio de convencimento e que difere da publicidade. Listou, ainda as principais normas que refém a propaganda eleitoral, que são: Lei n° 9.504/1997 (Lei geral das Eleições), Lei n° 9.906/1995 (Lei geral dos partidos políticos), Resolução TSE n° 23.610/2019 (propaganda e horário eleitoral – direito material), Resolução TSE n° 23.608/2019 (representação – questões processuais), página do TSE na internet (legislação anotada) e jurisprudência por assuntos.

 

Nesta primeira aula, foi ministrada a unidade 1, que contempla a teoria geral, ou seja, propagandas partidária, intrapartidária e institucional e propaganda antecipada, além do poder de polícia. Na segunda aula, que ocorre nesta quinta-feira (23.05), o curso abordará o assunto “Propaganda eleitoral no ambiente virtual e desinformação”. Já na última aula, na próxima segunda-feira (27.05), a aula será sobre “Propaganda eleitoral tradicional”.

 

Tema relevante

 

O público-alvo do curso são magistrados, magistradas, promotores, promotoras, servidores, servidoras, advogados e advogadas eleitoralistas. A chefe de cartório da 6ª Zona Eleitoral, com sede em Cáceres, Daniele Cavalcante Dias, é uma das participantes. “Este curso está sendo de muita valia em vista da iminência do processo eleitoral de 2024, principalmente pela metodologia do excelente professor e colega servidor Elder, que optou por abordar o assunto por meio de casos práticos, nos atualizando sobre as últimas decisões das Cortes Eleitorais e permitindo a interação contínua com os participantes. Parabenizo também o TRE-MT, por meio de sua Escola Judiciária, pelo momento oportuno de realização do curso com essa temática e, especialmente, pela escolha de um palestrante tão competente”, destacou.

 

Para o chefe de cartório da 38ª Zona Eleitoral, com sede em Santo Antônio de Leverger, Adriano Meireles Borba, o tema é extremamente relevante para os trabalhos eleitorais deste ano. “O curso tem sido conduzido com muita leveza e qualidade pelo professor Elder, colega de carreira muito bem preparado. Ele fala sobre o assunto com muita objetividade e clareza, e abordagem de casos práticos que ajudam a compreender os limites normativos”, avaliou.

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Imagem de captura de tela do computador que mostra imagens pequenas do ministrante e participantes do curso, realizado virtualmente.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
Segunda a sexta-feira: das 11h às 18h 
Sábados, domingos e feriados: das 14h às 18h