Presidente do TRE Mato Grosso assume secretaria do COPTREL
Colégio de Presidentes visa discutir e buscar soluções para questões eleitorais e o fortalecimento da democracia no Brasil
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, tomou posse, nesta segunda-feira (29.01), como secretária da Comissão Executiva do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). A cerimônia ocorreu no auditório do TER de Belo Horizonte e foi transmitida pelo YouTube. Foram empossados o novo presidente do Coptrel, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini (TRE-MG), e o vice-presidente, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos (TRE-CE).
Coube a desembargadora Maria Aparecida a leitura do termo de posse do novo presidente. “Para mim é uma honra compor esta nova diretoria do Coptrel. Tivemos a presença de muitas autoridades mostrando prestígio que Justiça Eleitoral possui perante a sociedade. É mais um desafio que vou dedicar o máximo de minhas energias”, destacou a presidente do TRE Mato Grosso.
Em seu discurso, o presidente do Coptrel, Octavio Boccalini, afirmou que “o poder com que convivemos na Justiça Eleitoral é a arte da convivência democrática, do respeito à diversidade, da superação da adversidade, da saudação e afirmação da novidade no cenário político, mas também da repressão a qualquer tentativa de corrupção da vontade do titular do poder – o povo, preservação do direito de voto universal, assegurando à transparência do processo. O poder a que nos referimos apenas não tolera a intolerância, afasta o que não seja ético, despreza o que seja vileza, enjoa-se da covardia, pune o crime e cultua nobreza e altivez de espírito como apanágios da cidadania“.
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, saudou o presidente empossado, defendendo a importância da Justiça Eleitoral, especialmente o comprometimento dos magistrados e servidores na defesa da democracia no país. Ponderou que “a Justiça Eleitoral tem cumprido o seu papel. E não cumpre como nenhum favor. Cumpre como dever, somos servidores, nosso papel é servir, estamos aqui para cumprir obrigações”.
O TRE de Mato Grosso também esteve representado pelo juiz auxiliar da Presidência, Aristeu Dias Batista Vilella, e pelo assessor da Presidência, Hernandésio de Lima.
A eleição da nova diretoria do Coptrel ocorreu durante a 83ª Assembleia, realizada no Tribunal Eleitoral de Pernambuco, em 24 de novembro de 2023. Na ocasião, 23 presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais participaram da votação.
Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O COPTREL é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais.
Daniel Dino com informações do TRE-MG
#PraTodosVerem: Foto em que aparece a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, à esquerda, em um púlpito, e ao lado as demais autoridades presentes, sentadas atrás de uma extensa mesa. À frente deles, aparecem algumas pessoas que participam da solenidade, de costas para a foto, sentadas. ao final da matéria, tem uma galeria com mais fotos do evento.