Cartório Eleitoral de Sinop realiza vistoria dos locais de votação para garantir acessibilidade aos eleitores
Caso sejam identificadas irregularidades nos espaços físicos, o juiz eleitoral responsável oficiará a autoridade da unidade escolar ou do órgão público para que a situação seja regularizada antes das eleições.
A 22ª Zona Eleitoral de Sinop está empenhada em assegurar, durante a votação, a plena acessibilidade aos eleitores e eleitoras que possuem alguma deficiência ou mobilidade reduzida. De 19 a 26 deste mês serão vistoriados um total de 39 locais de votação situados no município, sendo 37 na zona urbana e 2 na zona rural do município.
Em Mato Grosso, o processo de vistoria abrangerá os 142 municípios, coordenado pelas 57 Zonas Eleitorais. No estado, existem ao todo 1.462 locais de votação e 8.453 seções eleitorais, atendendo quase 2,5 milhões de eleitores.
Durante as vistorias, os servidores da Justiça Eleitoral preencherão um formulário detalhado, contendo informações sobre o local, como endereço, condições físicas do prédio, presença de mobiliário, fornecimento de energia elétrica e água, entre outros aspectos. Algumas vistorias são realizadas na modalidade presencial e outras virtual.
Além disso, durante o procedimento é avaliada a acessibilidade dos locais, verificando se estão aptos a atender os eleitores e eleitoras que apresentam alguma deficiência ou mobilidade reduzida. Caso sejam identificadas irregularidades nos espaços físicos, o juiz eleitoral responsável oficiará a autoridade da unidade escolar ou do órgão público para que a situação seja regularizada antes das eleições.
Em casos mais complexos, onde não é possível resolver os problemas a tempo, o local de votação pode ser substituído, e os eleitores são informados com antecedência sobre essa mudança.
“Ao realizar essas vistorias, a Justiça Eleitoral reforça seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, garantindo que todos os eleitores e eleitoras tenham condições de exercer seu direito ao voto de forma digna e independente. Todas as etapas do processo eleitoral são importantes e fazem parte de uma logística complexa. Sempre ressalto que a Justiça Eleitoral está em contínuo trabalho. Termina um pleito e já iniciamos as tratativas do próximo”, destacou a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
A vistoria em Sinop está sob o comando do juiz eleitoral Walter Tomaz da Costa.
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
#DescriçãodaImagem: Imagem contendo no fundo na modalidade transparência uma mulher preenchendo um formulário. Na parte central os dizeres: vistoria dos locais de votação e na parte superior a direita, consta a logo do TRE-MT.