Cartório Eleitoral atesta acessibilidade em locais de votação de Sinop
Dos 39 locais vistoriados, dois ficam em comunidades rurais; alguns passarão por manutenções
A equipe do Cartório da 22ª Zona Eleitoral, com sede em Sinop, vistoriou 39 locais de votação, com o objetivo principal de avaliar as condições de acessibilidade. Do total, dois deles estão instalados em escolas que ficam na zona rural, distantes cerca de 100 km da cidade. Iniciadas no dia 19/02, as vistorias foram concluídas na segunda-feira (26/02).
O juiz da 22ª Zona Eleitoral, Walter Tomás da Costa, elogiou a preocupação do Poder Público em preservar as escolas municipais. “Verificamos que a estrutura está bem razoável e está nos atendendo. Conferimos a questão da acessibilidade e está tudo de acordo. A gente fica contente de constatar isso, porque é uma forma de garantir o acesso da população aos locais para o exercício do voto”.
O chefe de cartório, Wedson Marques do Amaral, destacou que essa verificação é muito importante, porque a questão da acessibilidade merece atenção. “A gente tem que ter esse cuidado de ir e checar as condições para as pessoas com deficiência ou dificuldade de mobilidade”, disse, informando que alguns locais terão que passar por manutenção, por isso é importante realizar as visitas com antecedência.
Entre as unidades vistoriadas estavam duas escolas rurais: Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade, que fica na Comunidade Agrovila, com 367 eleitores e eleitoras e a Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade – Extensão, localizada na Comunidade Campos Novos, com 214 pessoas cadastradas.
Para o diretor das instituições de ensino localizadas nas comunidades rurais, Lucas Francelino da Silva, essa visita da equipe do Cartório Eleitoral valoriza o trabalho feito por eles. “A vinda do juiz eleitoral e de todos que integram a Justiça Eleitoral traz um pouco de dignidade, porque pela distância da cidade, às vezes temos dificuldade de locomoção. Então, o juiz eleitoral vir visitar a escola é importante e demonstra preocupação em atender não só às nossas necessidades, mas dos eleitores e eleitoras”. A coordenadora da Extensão da Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade, Katidaniela Vieira Sanches, endossou. “Temos essa dificuldade logística por causa da distância, então, ter um local de votação aqui facilita para quem vem das fazendas e locais mais distantes”.
Outro local de votação que passou por vistoria foi a Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno, que possui 5.581 pessoas aptas ao voto e fica no Jardim das Violetas, zona urbana de Sinop. “A nossa escola está com uma estrutura bem adequada e, caso falte alguma coisa, o quanto antes pudermos providenciar será melhor para os trabalhos serem realizados com sucesso no dia da eleição”, afirmou a diretora da escola, Bernadete Maria Backes.
Melhorias para quem vota e quem trabalha
A eleitora Ane Gabriele Motta ressaltou que a realidade do estado de Mato Grosso é possuir cidades muito distantes umas das outras. “Então, acredito que essa vistoria é de grande importância para nós, que ficamos distantes 100 km de Sinop, mantendo o local ativo e fazendo as melhorias necessárias”.
Para quem atua como mesário ou mesária voluntários, a verificação dos locais também é de suma importância, como frisou Thaís Cristina Bonfim. “A gente tem esse preparo, faz as formações, checa o espaço, porque essa parte de receber bem para as pessoas se sentirem acolhidas é fundamental”. Já Ana Paula Gomes B. Motta acrescentou que garantir boas condições dos locais de votação vai ao encontro do trabalho que desenvolve como mesária voluntária. “É algo que faz para a nossa comunidade e a gente aprende também. Foi com essa intenção de ser solidária com a minha comunidade e ajudar a nossa população a se desenvolver politicamente que me tornei mesária voluntária”.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Imagem de fundo com formas triangulares, em tons de cinza e efeito em transparência. Na parte superior, sobre uma faixa azul está escrito ELEIÇÕES 2024 à esquerda e, à direita, tem a marca do TRE-MT. No centro, sobre outra faixa azul, está escrito VISTORIA – ACESSIBILIDADE, à direita tem a marca das Eleições 2024 e à esquerda tem duas fotos que registram as visitas.