Corregedora do TRE-MT conduz 54º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais
Evento reúne magistrados, magistradas, servidores e servidoras das Corregedorias dos Tribunais Regionais Eleitorais do País
Abuso de poder e novas tecnologias, desafios e perspectivas na organização judiciária eleitoral, uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe), apresentação de experiências na entrega das eleições, elaboração de guias bilíngues em línguas indígenas. Estes são alguns dos abordados no 54º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais (CCORELB), nesta sexta-feira (06.12), em Florianópolis (SC).
O evento foi aberto oficialmente na noite desta quinta-feira (05.12), pela presidente do Colégio, que também é vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves. Ela destacou o trabalho desempenhado pelo Colégio desde que foi fundado, no ano 2000.
“Desde a sua criação, este Colégio busca promover a melhoria na prestação jurisdicional da Justiça Eleitoral, a uniformização de métodos administrativos, respeitando as autonomias regionais, e o incentivo ao intercâmbio de boas práticas e conhecimentos. Este encontro é, portanto, mais uma oportunidade para darmos continuidade a esse legado”, ressaltou a presidente.
A solenidade de abertura contou ainda com apresentações do Coral da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), regidos pela maestrina Melina Figueiredo Alves de Arruda. Pelo TRE-MT, também participam o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Antônio Veloso Peleja Júnior, e o coordenador jurídico da Corregedoria, Carlos Luanga.
Troca de experiências
O evento reúne magistradas, magistrados, servidoras e servidores que estão à frente das Corregedorias dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país para três dias de discussões e troca de experiências, em especial acerca da organização das Eleições Municipais de 2024. Na quarta-feira (04.12), primeiro dia do encontro, servidores representantes das corregedorias também se reuniram para debater temas relacionados à sistematização do último pleito.
Secretários, secretárias, coordenadores, coordenadoras, assessores e assessoras participaram de painéis e debates durante toda a tarde. Na quinta-feira (05.12), o grupo seguiu trabalhando até à noite, quando ocorreu a abertura oficial da reunião do Colégio de Corregedoras e Corregedores.
Na ocasião, a presidente do CCORELB e corregedora do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, frisou a relevância dos temas discutidos e pontuou que são os servidores e servidoras que formam a estrutura e são a base da Justiça Eleitoral brasileira. “Muitos países desenvolvidos e democráticos não têm essa estrutura, e isso faz grande diferença para o nível de democracia que nós temos”, afirmou.
O corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Carlos Alberto Civinski, cumprimentou os presentes e deu boas-vindas a todos e todas as participantes. “Em um mundo que está em constante transformação, as demandas da sociedade exigem uma atuação cada vez mais integrada, responsável e ágil”, disse, destacando ainda o esforço dos servidores das corregedorias para assegurar que os serviços cartorários sejam executados com qualidade.
Durante a tarde de trabalho, representantes dos TREs da Bahia, São Paulo e Mato Grosso apresentaram casos e dividiram experiências na organização das Eleições Municipais 2024. Os painéis abordaram assuntos como a implementação dos núcleos de garantias, o cadastro de emissoras de rádio e televisão, o uso de inteligência artificial no auxílio ao poder de polícia para combater propaganda irregular, entre outros.
Jornalista: Nara Assis
(Com informações do TRE-SC)
Fotos: TRE-SC
#PraTodosVerem: Foto que mostra as autoridades, homens e mulheres, que compõem a mesa de abertura do evento, de pé, e atrás deles, tem um painel com a marca do evento e as marcas do TRE-SC e do CCORELB. Ao final da matéria, tem uma galeria com mais fotos do evento.