VOTO CONSCIENTE: Escola Estadual Militar Tiradentes participa de votação simulada
Atividade foi realizada pela EJE-MT na unidade educacional de Cuiabá
Mais de 160 estudantes da Escola Estadual Militar Tiradentes de Cuiabá puderam participar de uma votação simulada e tirar dúvidas sobre o processo eleitoral, na manhã desta segunda-feira (04.08). A atividade integra o programa Voto Consciente, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) desde 2011.
O evento teve início com uma palestra do vice-presidente da EJE-MT e juiz-membro do TRE-MT, Eustáquio Inácio de Noronha Neto, que ressaltou a importância da participação de jovens na política. “Embora o voto não seja obrigatório para quem tem 16 anos de idade, consideramos este público importantíssimo para a Justiça Eleitoral, tanto para já participar das eleições, quanto nesse processo de conscientização. E o programa Voto Consciente, da Escola Judiciária Eleitoral, há muito tempo vem trazendo informações para a juventude no sentido de conscientizá-los a votar com qualidade e participar mais ativamente da política”.
O papel dos e das jovens também foi destacado pelo vice-diretor da EJE-MT em outras perspectivas do cenário político. “A Justiça Eleitoral precisa dos jovens para nos ajudar no combate às fake news, que prejudicam muito o processo eleitoral, porque modifica e vicia a vontade do eleitor com notícias falsas e desinformação. E os jovens dessa geração estão totalmente antenados, nasceram praticamente na era da internet, portanto, eles têm um papel fundamental no combate a esses problemas”, acrescentou.
Em seguida, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Carlos Henrique Cândido, falou sobre a segurança do processo eletrônico de votação e também contextualizou o sistema político do Brasil, além de fazer comparações com outros países. “Nós temos um processo eleitoral transparente, graças a vários mecanismos de auditoria e de segurança. O próprio boletim de urna, que é emitido antes do início da votação, é um deles. A Justiça Eleitoral coloca todas essas informações à disposição da sociedade”, ressaltou.
Participaram estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Segundo o diretor da escola, coronel PM Zacarias Vitalino, a abordagem deste assunto é de fundamental importância. “São pessoas que já estão na idade de exercer o direito de cidadania, ou seja, o direito ao voto, então, é importante eles terem conhecimento de como proceder diante de uma eleição. No caso específico, que nós estamos às vésperas de uma eleição municipal., que é bem disputada, é importante que os alunos tenham o conhecimento necessário para que escolham os seus candidatos, tendo em mente aquelas pessoas que realmente podem contribuir para a sociedade”.
Luiza Braga Barbosa tem 17 anos de idade e tirou o título eleitoral no ano passado. A jovem disse que já pretende votar nas Eleições Municipais deste ano, que ocorrerão no dia 06 de outubro. “Gostei bastante de saber mais, aprender mais em relação às urnas, a história em si. É muito importante, porque muitas vezes, como falaram aqui, o jovem fica dizendo que não gosta de política e que não tem interesse, mas nem procura pelo menos saber um pouco mais”, afirmou ela, acrescentando que gostou da experiência de votar na urna eletrônica.
Também foi a primeira vez que Gildson Gomes Costa da Silva, de 17 anos, manuseou uma urna eletrônica e ficou animado para participar do pleito deste ano. “Eu achei muito legal e muito importante também, para a gente ter essa consciência na hora de votar”.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto que mostra duas estudantes, em primeiro plano, de perfil, com os cabelos presos, sendo que uma delas segura um papel na mão esquerda e com a direita aperta um botão na urna eletrônica de votação. Atrás delas, aparecem outros estudantes, também de perfil.