Mesário voluntário consegue saber em quem o eleitor votou?
Entenda o papel dos mesários nas eleições

Responsáveis por receber o eleitorado, conferir os documentos, registrar os votantes e liberar a urna eletrônica, os mesários voluntários possuem um papel fundamental no processo eleitoral. Durante o momento das eleições, são peças híbridas, ao mesmo tempo representam a Justiça Eleitoral e o papel cidadão. Essa contribuição é fundamental para garantir e fortalecer a democracia do país.
Apesar disso, uma dúvida que pode surgir, já que estão presentes no momento da votação, é se o mesário consegue saber em quais candidaturas o eleitor votou. A resposta é não. Isso porque, durante o voto, o mesário estará o tempo todo na mesma sala ou ambiente, mas não irá acompanhar o eleitor até a urna eletrônica.
Outra condição que deve ser considerada é o sistema de votação do Brasil, que é programado para garantir o sigilo absoluto do voto. Ou seja, após o eleitor sair da cabine, não é possível olhar para quem o voto foi direcionado. Com o sistema de criptografia e outros mecanismos de segurança, é impossível que o mesário ou até mesmo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consulte o voto.
Boletim de Urna
Após o término da votação, é possível saber somente o número de votos que cada candidatura recebeu por meio do Boletim de Urna (BU). O documento que é impresso funciona na mesma lógica de um relatório e mostra detalhadamente a apuração dos votos, inclusive os nulos, os em branco e as abstenções. Feito automaticamente, na própria seção eleitoral, diante de quem quiser assistir e sem interferência humana, o BU pode ser averiguado pelo aplicativo Boletim na Mão.
Com o QR Code disponibilizado no BU, qualquer pessoa pode conferir os votos registrados por meio do aplicativo e comparar com os dados disponibilizados no mesmo dia da votação, por meio do aplicativo Resultados ou na página Resultados, do TSE. Ou seja, o BU vem com um QR Code, cuja leitura permitirá consultar as mesmas informações do Boletim, mas digitalizadas.
Disponível gratuitamente no Google Play e App Store, um dos recursos no app é compartilhar os BUs lidos com outras pessoas por diversas plataformas. Assim, a sociedade pode acompanhar a apuração dos votos, saber quem se elegeu e quem irá para o segundo turno.
Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Daniel Dino)
#DescriçãodaImagem: Com fundo azul e elementos gráficos azuis nas laterais, ao meio está o dizer: “Mesário consegue saber o voto do eleitor?”. Ao lado esquerdo está uma mão apontando para o texto e ao lado direito está um olho arregalado. Abaixo e centralizado está a logomarca do TRE-MT.