TRE-MT marca presença no 84º Encontro do Coptrel, em Minas Gerais
O evento que reúne dirigentes de todos os 27 Tribunais Regionais Eleitorais do país está sendo realizado em Belo Horizonte, nesta quarta e quinta-feira (04 e 05 de abril).
Mato Grosso está presente na 84ª edição do Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel). O evento é realizado no Estado de Minas Gerais e trata das orientações e expectativas da Justiça Eleitoral para as Eleições Municipais de 2024, em especial das ações realizadas para garantir um fechamento de cadastro com o máximo de eleitores atendidos.
Para a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, "a Justiça Eleitoral de Mato Grosso está atenta e preparada para atender seus eleitores, independentemente das barreiras, sejam elas sociais, econômicas ou geográficas. A democracia é para todos e estamos trabalhando para continuar fortalecendo cada vez mais a democracia do nosso país." Ela reforçou ainda que o Estado enfrenta desafios logísticos devido à extensa área territorial.
"Nossa geografia única nos desafia a garantir que todos os cidadãos, independentemente de onde vivam, possam exercer seu direito de voto. É essencial intensificar os esforços para assegurar que a Justiça Eleitoral alcance cada canto do nosso estado, incluindo comunidades remotas e de difícil acesso. Juntos, podemos fortalecer nossa democracia e garantir a participação plena de todos os mato-grossenses no processo eleitoral", declarou a presidente.
A programação do Coptrel inclui 2 dias (04 e 05 de abril) e será encerrada com a assinatura da Carta de Belo Horizonte. Também representam Mato Grosso o juiz auxiliar da presidência, Aristeu Dias Batista Vilella, e o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sergio Diogo. "Temos intensificado os atendimentos para que a população resolva suas pendências antes do dia 8 de maio, prazo final para o fechamento de cadastro. Após esta data, nenhum procedimento eleitoral será feito, conforme estabelece a Lei nº 9.504/1997", pontuou Aristeu.
"A gestão atual da Justiça Eleitoral tem focado em ir até o eleitor, independentemente de onde ele estiver." A afirmação foi dada pelo diretor-geral do TRE, Mauro Diogo. "Fizemos um esforço contínuo para assegurar a participação política e incluir todos os cidadãos através da abertura de novos locais de votação e a realização de mutirões. Somente neste ano de 2024, já foram realizados mais de 50 mutirões em diversos municípios, entre zona urbana e zona rural. Assim, o Tribunal tem se preparado para as Eleições de 2024."
O COPTREL
O Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel) foi criado em 1955 com a finalidade de debater e desenvolver respostas para questões da Justiça Eleitoral e da democracia brasileira.
Além de presidentes de TREs de todo o país, o evento conta com a presença e participação de representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como a ministra e vice-presidente do TSE, Cármen Lúcia. Neste ano, presidido pelo desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, também presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, a 84ª Coptrel traz iniciativas de sucesso e levanta debates sobre novos horizontes na Justiça Eleitoral, como a automatização no atendimento e o uso de Inteligência Artificial (IA).
Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Daniel Dino)
#DescriçãodaImagem: A imagem mostra a sala com uma mesa de reunião que mostra os participantes e atrás o painel do evento.