Escola na zona rural de Chapada recebe ação educativa da Justiça Eleitoral sobre democracia

A programação inclui palestra e votação simulada, além de uma prática ancestral usada na Justiça Restaurativa, o Círculo de Construção de Paz (CCP)

#DescriçãodaImagem: Na parte de cima há uma faixa azul em que está escrito “Palestra” ao lado es...

A Justiça Eleitoral fará uma nova palestra educativa no município de Chapada dos Guimarães, desta vez na Escola Municipal Profª Elba Xavier Ferreira, localizada na comunidade da Água Fria.  O intuito é levar temas como a democracia e a importância do voto, além de demonstrar na prática para estudantes entre 12 a 18 anos o funcionamento das eleições. A ação está programada para o dia 4 de abril, com início às 8h. 

Cerca de 40 estudantes do 7º ao 9º ano receberão a palestra sobre a importância do voto e da escolha de representantes políticos. A chefe de cartório, Helma Martins da Cunha Bazan, explica que esse tipo de prática é frutífera para reforçar a democracia brasileira. “Essa é uma forma de despertar nos futuros eleitores o interesse pela vida política do país e fazer com que compreendam o valor do voto e o seu papel como eleitores”. 

A programação inclui um momento de atividade prática para entender o funcionamento do sistema de eleições. A 34ª Zona Eleitoral, responsável pela palestra, levará uma urna eletrônica para que seja feita uma votação simulada, assim, mesmo aqueles que ainda não podem votar, terão o seu primeiro contato com as urnas eletrônicas.

Conforme a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23.659/2021, após 15 anos de idade, o alistamento eleitoral é facultativo e deve ser feito diretamente pela pessoa independente de autorização ou acompanhamento dos representantes legais. Vale destacar que o voto é facultativo somente até os 18 anos, após essa idade, torna-se obrigatório. 

Metodologia

A palestra contará com o desenvolvimento do Círculo de Construção de Paz (CCP), uma prática usada na Justiça Restaurativa. Trata-se de uma dinâmica circular, considerada ancestral, que propõe horizontalidade nas relações e permite a troca recíproca de experiências. Dessa forma, com a participação de todos, a metodologia estimula uma convivência democrática e participativa.

“Esta metodologia é um instrumento e ao mesmo tempo uma alternativa ao modelo punitivista. É o modelo que utilizamos no projeto de prevenção e redução da violência nas escolas, desenvolvido pelo Fórum da Comarca de Chapada dos Guimarães”, explicou Helma Martins, que além de chefe do cartório eleitoral, atua como facilitadora voluntária no projeto citado. 

 

Iniciativa da 34º Zona Eleitoral sediada em Chapada, a ação é continuidade do que já foi iniciado em janeiro na Escola Municipal Thermozina De Siqueira. 

Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Daniel Dino)

#DescriçãodaImagem: Na parte de cima há uma faixa azul em que está escrito “Palestra” ao lado esquerdo. Abaixo estão duas fotografias: a primeira mostra um auditório cheio de pessoas e a segunda mostra uma criança de costas mexendo na urna em uma votação simulada. Ao lado das fotografias está escrito: “34º Zona Eleitoral, Chapada dos Guimarães”. 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
Segunda a sexta-feira: das 11h às 18h 
Sábados, domingos e feriados: das 14h às 18h