Comunidade Quilombola de Matacavalo recebe mutirão da Justiça Eleitoral

Primeiro dia de atendimentos contou com a presença da corregedora regional eleitoral e do juiz da 20ª Zona Eleitoral

TRE-MT MUTIRÃO NA COMUNIDADE MATACAVALO - CAPA

Teve início, nesta quinta-feira (25.04), o mutirão de atendimento da 20ª Zona Eleitoral na comunidade Quilombola de Matacavalo, que fica no município de Nossa Senhora do Livramento. Os atendimentos ocorrem até às 11h desta sexta-feira (26.04), na Escola Estadual Tereza Conceição Arruda, com a expectativa de atender, no total, aproximadamente 150 pessoas.

 

Neste primeiro dia, a procura foi grande e dentre as pessoas atendidas, estava o agricultor Edivaldo Dias Gonçalves Bispo. Com o título cancelado desde 2010, ele viu no mutirão a oportunidade para regularizar a situação. De acordo com ele, ter acesso aos serviços dentro da comunidade estimula a participação cidadã. “Eu acho muito correto e é muito legal porque para o pessoal se deslocar daqui para a cidade fica muito complicado e aí, acaba gerando uma falta de interesse das pessoas, devido à dificuldade que tem. Então, ter o mutirão aqui é muito bom”. Com o título regular em mãos, Edivaldo Bispo garantiu que está pronto para acompanhar o processo eleitoral e votar naqueles ou naquelas que considerar mais preparados para melhorar a vida da comunidade em que vive.

 

A moradora da comunidade Sirlene Otávio de Freitas também procurou o mutirão para cadastrar a biometria. “Para a gente, foi melhor o atendimento aqui porque não temos condições de ir na cidade para fazer isso, porque tem que pagar transporte, então é mais difícil”, avaliou, acrescentando que irá participar das Eleições Municipais 2024.

 

A vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e corregedora regional eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves, acompanhou o primeiro dia de mutirão na comunidade de Matacavalo. “É realmente muito importante essa proposta do TRE e também do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que é uma política de inclusão. Geralmente, essas comunidades ficam mais distantes da sede do município onde ficam as Zonas Eleitorais, então, quando trazemos o Cartório Eleitoral para dentro dessas comunidades, certamente estamos exercendo a nossa obrigação, que é a inclusão social dos cidadãos e cidadãs”, afirmou. Ela também elogiou a organização da escola e conheceu os projetos, como a horta, a Casa de Cultura e ouviu as lideranças locais, que fortalecem o trabalho educacional local.

 

O juiz da 20ª Zona Eleitoral de Várzea Grande, Carlos Roberto Barros de Campos, destacou o esforço da equipe para propiciar o mutirão no local. “É um esforço muito grande, tivemos algumas dificuldades que nós vencemos, como a questão da internet, no início, porque se trata de uma zona rural, mas isso só nos incentivou a ter mais vontade e a alegria de fazer e está dando tudo certo. Isso representa acessibilidade, nós temos que chegar até o eleitor e eleitora e nós sabemos que quem mora aqui tem a dificuldade para ir até o cartório”.

 

A diretora da escola, Rosângela de Campos Silva, ressaltou que o mutirão agiliza o atendimento para as pessoas da comunidade. “Levando em conta que as pessoas que residem aqui na comunidade têm dificuldade de chegar até a cidade, esse mutirão é de suma importância. A gente fica muito feliz de receber a equipe do Tribunal e auxiliar a promover a cidadania, porque tudo o que a gente vive hoje é em decorrência da política, então a gente precisa ter essa consciência”.

 

Segundo a presidente da Associação dos Moradores do Quilombo de Matacavalo, Ana Paula da Costa, a iniciativa da Justiça Eleitoral é uma forma de incentivar a participação política da comunidade que, atualmente, é formada por cerca de 500 pessoas. “Querendo ou não, a nossa comunidade é bem carente, e o pessoal tem essa dificuldade de ir até a cidade para conseguir o atendimento, então, esse mutirão aqui na comunidade facilita muito”.

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Foto em que aparecem, de costas, dois atendentes da Justiça Eleitoral, sentados atrás de mesas, com computadores em cima, em uma sala de aula. À frente deles, aparecem a corregedora regional eleitoral e o juiz eleitoral, de pé, e uma eleitora sentada em frente ao atendente, e atrás aparecem algumas pessoas aguardando atendimento.

1/ Galeria de imagens
ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento:

Dias úteis - 11h às 18h;

Sábados, domingos e feriados -  das 14h às 18h