TRE-MT capacita servidores para atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Palestra ministrada pela médica do Tribunal abordou o assunto e apresentou manual elaborado pelo CNJ

Foto em que aparecem os participantes, de costas, sentados nas cadeiras do Plenário. De frente p...

O atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi tema de uma palestra realizada nesta quarta-feira (04.10), aos servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). O evento ocorreu de forma híbrida, no Plenário da sede, e também com a transmissão aos servidores do interior do estado, pelo canal do YouTube.

O objetivo é promover a sensibilização sobre a temática e a disseminação de informações que possam auxiliar na compreensão, na orientação e no pleno atendimento das pessoas com TEA nos ambientes do TRE-MT, seja público externo ou interno, em especial por parte das unidades e dos Cartórios Eleitorais que lidam com atendimento ao público.

A palestra foi ministrada pela médica Luciana de Sena, que compõe o quadro do Tribunal. Ela falou sobre o espectro autista e apresentou o Manual de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a fim de nortear a atuação dos órgãos do Poder Judiciário. “Parte desta orientação é justamente treinar as equipes, capacitar os servidores e magistrados para um atendimento adequado aos públicos interno e externo que têm essa condição. O autismo não é uma doença, mas uma alteração do desenvolvimento, é uma condição diversa do desenvolvimento cerebral que envolve dificuldades de interação social e, às vezes, também na comunicação”.

Ela também explicou que o atendente, ao ter essa sensibilidade, contribui para que a pessoa em condição de TEA não se sinta constrangida, o que auxilia também na eficiência do atendimento prestado. “A função é orientar para que o acolhimento, a recepção e a interação com essas pessoas que tenham essa certa dificuldade, sejam adequados. Assim, podemos propiciar um ambiente tranquilo para o cidadão eleitor e para as pessoas que nós temos aqui no nosso convívio diário também”, acrescentou a médica Luciana de Sena.

O secretário de Gestão de Pessoas do TRE-MT, Valmir Nascimento Milomem Santos, ressaltou as reflexões provocadas pela palestra sobre a importância de um relacionamento mais humanitário, e da conscientização no ambiente do trabalho e também nas relações sociais e familiares. “Muito além do aspecto do atendimento formal junto ao CNJ, nós entendemos que se trata realmente de uma ação necessária para entender esta condição e trazer, sobretudo, melhor acolhimento para os jurisdicionados que se encontram nessa circunstância. Então, a palestra visou capacitar os servidores para que possam compreender as dificuldades de quem possui TEA e, acima de tudo, prover um acolhimento, observando o ambiente do cartório, a questão sonora, por exemplo, e também pensando no período das eleições, que envolve geralmente um momento mais acentuado e com maiores movimentações de pessoas”.

A palestra foi promovida pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), com o apoio da Coordenadoria de Assistência Médica e Social (CAMS) e do Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade da Assessoria de Planejamento (ASPLAN).

Jornalista: Nara Assis

#PraTodosVerem: Foto em que aparecem os participantes, de costas, sentados nas cadeiras do Plenário. De frente para eles, aparecem, à esquerda, a intérprete de Libras e a palestrante e, à direita, parte do telão que foi exibido na palestra.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento:

Dias úteis - 11h às 18h;

Sábados, domingos e feriados -  das 14h às 18h