Sessão Plenária é marcada pelas despedidas do juiz-membro Luiz Octávio Saboia e procurador Erich Masson
Membros do Pleno destacaram o aprendizado e orgulho por terem feito parte da Justiça Eleitoral
O juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Luiz Octávio Saboia Ribeiro, e o procurador regional eleitoral, Erich Raphael Masson, se despediram do Pleno, durante a Sessão Plenária desta terça-feira (31.10). Os biênios deles na Justiça Eleitoral terminam nos dias 05 de novembro e 31 de outubro, respectivamente.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destacou o trabalho realizado por ambos. “Me sinto feliz por ter convivido e aprendido com os senhores, sinto uma alegria em ver o compromisso que os senhores têm com a coisa pública, com o Judiciário. Gosto muito das frases da Cora Coralina e tem uma que diz: ‘Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina’, agradeço pelos aprendizados, pelo entusiasmo, pela brilhante competência com que atuaram. Obrigada por enxergarem a coisa pública de uma forma séria e honesta e desejo que a caminhada de vocês seja feliz. Tenham certeza que o que os senhores fizeram aqui serviu de base para suas caminhadas. Contem conosco, pois a casa é de vocês, aqui vocês têm o amparo, caso necessitem e peço que continuem contribuindo conosco em outras atividades”.
A vice-presidente e corregedora regional eleitoral, Serly Marcondes Alves, também ressaltou a competência do juiz-membro e do procurador regional eleitoral. “É uma grande responsabilidade falar dos dois, pois são profissionais muito engajados e conscientes do papel que desempenham. Foi um prazer imenso trabalhar neste Pleno com os senhores, sem dúvida fizeram muito bem seus trabalhos. Desejo sucesso na caminhada e agradeço pelos momentos partilhados”, frisou.
Emocionado, o juiz Luiz Octávio Saboia Ribeiro afirmou que se despediu com um misto de tristeza, alegria e gratidão. “Ganhar o respeito de pessoas inteligentes como as senhoras e senhoras é gratificante e não posso deixar de agradecer aos que estiveram aqui antes. Tivemos em 2022 uma eleição bem complicada e nós tivemos um timoneiro, que foi o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, que conduziu com uma maestria fantástica e conseguiu que o Tribunal se unisse em uma direção. Sou muito grato à minha família, por todo o apoio nesse tempo que passei aqui, me desdobrando entre a Justiça comum e a Eleitoral. Também quero agradecer a todos os magistrados de 1º e 2º Grau, e cada servidor do Tribunal que me recebeu com um imenso carinho, em especial às minhas duas assessoras do TRE-MT, Fabiana e Jelli, e à assessora da Justiça comum, a Ellen, por todo o auxílio”.
Saboia também salientou o papel da Justiça Eleitoral na defesa da democracia. “Cada um de nós, com nosso trabalho árduo, fizemos essa Justiça Eleitoral funcionar, inclusive, aproveito a oportunidade para desejar excelência nos trabalhos nas eleições que se avizinham. Sempre procurei aplicar o Direito de forma transparente e justa. Fico triste em partir, mas feliz por saber que a instituição estará nas mãos de pessoas muito competentes e me despeço com carinho muito grande, ansiando para que a Justiça Eleitoral continue a ser esse farol da sociedade brasileira para a democracia”.
O procurador regional eleitoral, Erich Raphael Masson, relembrou a época que ingressou no TRE-MT. “Eu entrei às vésperas das Eleições 2020 e tinha muito receio de como seria, mas tive uma surpresa muito grata, pelo acolhimento que tive, em um clima de sermos ajudados uns pelos outros. Agradeço todas e todos, aprendi muito na minha função, principalmente que se trata de uma função próxima a do julgador, compreendendo que estamos auxiliando dentro do processo da democracia. A Justiça Eleitoral, de fato, é a maior defensora da democracia, e poder participar disso foi muito engrandecedor. A mescla de membros é extremamente importante, pois temos desembargadores, juízes de Direito, juiz federal e membros da advocacia, o que faz com que o Tribunal evolua a cada gestão e que reflita a vontade do povo. Além dos membros do Pleno, agradeço também aos servidores, que sempre foram muito atenciosos e empenhados em tentar melhorar o processo eleitoral e ao Antônio, nosso tradutor de Libras nas sessões”.
Os juízes-membros do Pleno também destacaram o trabalho realizado pelo juiz Luiz Saboia e o procurador Erich Masson. “Quero agradecer ao Dr. Erich pela convivência, destaco a sua firmeza dos pareceres, a segurança e o extremo bom senso que torna fácil julgar. O Dr. Saboia dispensa comentários, conheço há 25 anos, com excelente atuação, é muito bom ouvi-lo falar, porque possui uma clareza e segurança, e desejo sucesso na caminhada”, afirmou o juiz-membro José Luiz Leite Lindote.
Segundo o juiz federal Ciro José de Andrade Arapiraca, conhecer e trabalhar com o juiz Luiz Saboia foi uma grata surpresa. “Me surpreendeu bastante pela ponderação, excelente nível técnico, espírito inovador, sempre com reflexões contundentes e muito assertivas. Dr. Saboia deixou sua marca no TRE e continuará deixando por onde passar. Sobre o Dr. Erich, que já conhecia há mais tempo, já sabia de seu nível técnico e com espírito público muito grande, sem nenhuma pretensão de pertencer a verdade, é um exemplo a ser seguido pela Procuradoria Eleitoral, e quero deixar consignada minha admiração por ambos”.
O juiz-membro Jackson Francisco Coleta Coutinho ponderou que os ciclos de despedida se repetem a cada dois anos e fica o aprendizado deixado por aqueles que encerram o biênio. “Nestes dois anos com o Dr. Saboia e três anos com Dr. Erich, percebi que são duas pessoas maravilhosas, tanto no trato profissional como pessoal. São pessoas que vou levar como exemplos, no caso do Dr. Erich, muitas vezes vi voltar e considerar seus pareceres, demonstrando uma humildade imensa. E o Dr. Saboia, sempre muito firme, com senso de justiça muito grande e, ao mesmo tempo, sensibilidade ao julgar”.
Já o juiz-membro Eustáquio Inácio de Noronha Neto, afirmou que ambos deixam suas marcas no TRE-MT como exemplos a serem seguidos. “O Dr. Saboia sempre foi um julgador no qual me espelhei, sempre muito dedicado e estudioso, e quero profetizar que retorne futuramente como desembargador ao TRE-MT. O Dr. Erich, desde o dia que tomei posse, percebi a gentileza, educação e serenidade, que me fez mudar a visão que tinha da Procuradoria e do Ministério Público”, concluiu.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto da tela da Sessão Plenária, transmitida pelo YouTube, em que aparecem as imagens pequenas das e dos integrantes do Pleno, e do Antônio, tradutor de Libras. No rodapé da imagem, tem a marca do TRE-MT e a identificação da Sessão Ordinária, da presidência e da data, destacados em um fundo verde.