CEJUD reconhece esforço dos Juízos Eleitorais no julgamento de processos
Destaque foi feito na reunião do CEJUD, que faz o acompanhamento das Metas do CNJ e do Pauta Limpa
Durante a 66ª reunião ordinária do Comitê Estratégico de Gestão Judiciária (CEJUD) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), realizada nesta segunda-feira (30.10), os membros destacaram o empenho dos juízes eleitorais no julgamento de processos que tramitam na 1ª Instância.
O esforço, segundo o juiz auxiliar da Presidência e presidente do CEJUD, Aristeu Dias Batista Villela, e o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Antônio Veloso Peleja Júnior, é fundamental para o cumprimento das Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e das metas próprias do TRE-MT.
Na reunião, os membros avaliaram o resultado das Metas 1, 2 e 4 do CNJ no período de janeiro a setembro de 2023 e das Metas do Pauta Limpa 2024 (metas próprias), além de discutirem estratégias para concluí-las.
Conforme relatado pelo juiz auxiliar da Corregedoria, esta é uma preocupação da corregedora regional eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves, tanto que estão sendo feitas reuniões quinzenais com os juízes que respondem pelas Zonas Eleitorais. “Temos desenvolvido um forte trabalho com os juízes do primeiro grau, tanto na parte jurisdicional quanto de preparação das eleições, e já notamos resultados positivos. Após a primeira reunião, contabilizamos 200 processos a menos a serem julgados”, destacou o juiz Antônio Veloso Pele Júnior.
O juiz auxiliar da Presidência ressaltou que a presidente, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, reconhece o trabalho feito da Corregedoria e a resposta dos juízes eleitorais, bem como dos chefes de Cartório. “Este é um esforço que envolve todas e todos do Tribunal. É importante fazer esse trabalho de adesão, porque sabemos as dificuldades, principalmente daquelas e daqueles que estão no interior do estado e que, muitas vezes, acumulam demandas de mais de uma Vara, além do eleitoral. Precisamos evoluir e quero registrar o reconhecimento aos magistrados titulares das Zonas Eleitorais, bem como os chefes de Cartório e toda a equipe, que dão apoio nesse sentido”, frisou Aristeu Dias Batista Villela.
Sobre o CEJUD
O Comitê Estratégico de Gestão Judiciária foi criado por meio da Resolução TRE-MT nº 1719/2016, que instituiu a Rede Interna de Governança no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. É composto pelo juiz auxiliar da Presidência; juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral; diretor-geral da Secretaria do Tribunal; secretário judiciário; coordenador jurídico-administrativo da Corregedoria Regional Eleitoral; assessor da Presidência; assessor de Planejamento e Gestão Estratégica; coordenador de Gestão da Informação; coordenador de Registros e Informações Processuais; coordenador de Apoio ao Pleno e Julgamento; assessor(a) da Assessoria de Metas, Monitoramento Especial e Controle de 1º Grau; servidor(a) lotado(a) em cartório eleitoral, indicado(a) pela Corregedoria Regional Eleitoral, que não componha, como titular, outro comitê estratégico; e assessor de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto em que aparecem as e os participantes da reunião, sentados ao redor de uma grande mesa, na Sala de Reuniões do Tribunal. No fundo, tem uma parede azul escura com a marca do TRE-MT gravada nela e à esquerda, aparecem as bandeiras do Brasil e do estado de Mato Grosso.