Presidente do TRE-MT participa do 83º Coptrel
Além dos presidentes dos TREs, participam do 83º Coptrel os diretores-gerais, os secretários de Tecnologia da Informação e assessores de Comunicação Social, alcançando um total de 150 inscritos.
Mato Grosso está presente na 83º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. O evento é realizado em Recife até este sábado (25.11) na Escola da Magistratura de Pernambuco. São temas de debate durante o encontro a segurança digital das eleições, concurso para servidores da Justiça Eleitoral, metas do Poder Judiciário, possibilidade de eleições unificadas para os conselhos tutelares e acessibilidade nos sistemas corporativos.
“São decisões importantes que precisam ser debatidas em âmbito nacional. Neste encontro podemos conhecer melhor as propostas para termos um posicionamento concreto, ouvindo os motivos que levaram a direção de um tribunal apresentar uma proposta de mudança. Acompanhamos várias ferramentas de tecnologia para otimizar o trabalho dentro da Justiça Eleitoral, ferramentas que ampliam e muito a produtividade de todos os servidores, é preciso avaliar os custos de implantação e ver a possibilidade de adesão conjunta, facilitando treinamentos e integração dos atuais sistemas já em uso”, destacou a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
Além dos presidentes dos TREs, participam do 83º Coptrel os diretores-gerais, os secretários de Tecnologia da Informação e assessores de Comunicação Social, alcançando um total de 150 inscritos.
“Existe um quadro comum de falta de servidores em todos os tribunais do país, o que gera uma sobrecarga de responsabilidades e adoecimento do quadro de pessoal. De forma inédita teremos um concurso unificado, e isso precisa compreender as realidades regionais. Debatemos modalidades de contratações de cibersegurança e situação de implantação, eleições informatizadas, cenários que possibilitem reduzir filas durante as eleições 2024”, explicou o diretor geral do TRE-MT, Mauro Diogo.
Para o juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Vilella, o Poder Judiciário como um todo precisa estar preparado para o estado algoritmo de direito. “Nós estamos preocupados com o uso da inteligência artificial para influência no resultado de sentenças. Nós já identificamos situações onde empresas utilizam sistemas tecnológicos para identificar em quais processos irá propor acordos e em quais irá recorrer até a última instância baseando-se em relatórios de I.A., ferramentas de tecnologia que cruzam todo o cenário de sentenças de um juiz para entender a probabilidade de qual sentença será proferida”, revelou.
Ainda participam do Coptrel representando a Justiça Eleitoral de Mato Grosso os assessores da Presidência, Cristiane Manzano e Hernandesio de Lima, o secretário de Tecnologia e Informação, Carlos Henrique Cândido e o assessor de comunicação, Daniel Dino de Sousa Cardoso.
Jornalista: Daniel Dino
#PraTodosVerem: Imagem contendo na parte superior a logo do COPTREL e a direita a logo do TRE-MT. Abaixo duas fotos, uma retrata a abertura do evento e a outra estão em foto pausada todas as autoridades do TRE-MT que participam do evento.