Brasília: Desembargadora Maria Aparecida e representantes do TRE-MT marcam presença no 81º Encontro do COPTREL

Debater os principais desafios das Eleições 2024, as ações que precisam ser iniciadas ainda neste ano, manter a eficiência e confiabilidade da Justiça Eleitoral. Esses foram alguns dos objetivos do 81º COPTREL

TRE-MT 81 COPTREL
Brasília: Desembargadora Maria Aparecida e representantes do TRE-MT marcam presença no 81º Encontro do COPTREL

Debater os principais desafios das Eleições 2024, as ações que precisam ser iniciadas ainda neste ano, manter a eficiência e confiabilidade da Justiça Eleitoral. Esses foram alguns dos objetivos do 81º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), realizado em Brasília, nesta quinta e sexta-feira (18 e 19.05). O evento reúne autoridades da Justiça Eleitoral de todo o país e contou com a presença da desembargadora Maria Aparecida, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), do juiz auxiliar da presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Vilella, do diretor-geral do TRE-MT, Mauro Diogo e da assessora da presidência, Cristiane Manzano Manoel.

"É uma honra participar deste importante encontro. Nossos esforços estão voltados para garantir eleições justas e transparentes, promovendo a democracia e a cidadania em nosso Estado. Acompanhamos como a tecnologia está sendo aplicada nos Regionais para ajudar na correta tomada de decisões, em tornar a Justiça Eleitoral ainda mais rápida, segura e garantidora do direito do voto a toda a população", destacou a desembargadora Maria Aparecida.

Para o juiz auxiliar da presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Vilella, o uso das inteligências artificiais é um caminho sem volta. "Estamos vivendo uma transformação social, onde a capacidade produtiva intelectual do ser humano tem sido expandida. O volume de entregas de cada servidor público pode e deve acompanhar essa mudança. Neste encontro, debatemos como colocar em prática toda essa tecnologia em benefício da população, do eleitor de nosso Estado, da economia e da melhor utilização dos recursos públicos".

Outro ponto de destaque durante o evento foi o estudo sobre as mudanças legislativas envolvendo as contratações e aquisições feitas pelo poder público. "É fundamental ressaltar a importância da recente mudança na legislação de licitações no Brasil. A antiga Lei nº 8.666/93 trouxe inúmeros desafios ao processo licitatório, muitas vezes resultando em burocracia excessiva e atrasos nos projetos públicos. No entanto, com a promulgação da Lei nº 14.133/21, vislumbramos uma nova era para as licitações".

Para o diretor-geral do TER-MT, Mauro Diogo, a Lei nº 14.133/21 representa um avanço significativo, trazendo modernização, agilidade e transparência ao sistema de compras governamentais. "Ela promove uma série de alterações que visam simplificar os procedimentos licitatórios, estimular a competitividade e garantir maior eficiência na aplicação dos recursos públicos. A transição para a nova legislação requer um esforço conjunto dos órgãos e entidades envolvidos, bem como uma adaptação às novas regras e processos. No TRE-MT, estamos comprometidos em implementar as mudanças necessárias para aproveitar ao máximo os benefícios trazidos pela Lei. Já realizamos uma série de capacitações para nossos servidores nesse sentido. Nossa expectativa é ter mais agilidade na contratação de serviços e obras, maior participação de empresas de todos os portes e fortalecimento da transparência".

Comunicação

Paralelamente à reunião dos presidentes e diretores de TREs, foi realizado o encontro de assessores de comunicação da Justiça Eleitoral. O evento começou com uma roda de conversa sobre "a relação da imprensa com a Justiça Eleitoral em tempos de eleições", contando com a participação dos renomados jornalistas Diego Amorim, da Rádio Nova Brasil, Isadora Teixeira, do Portal Metrópoles, e Ana Maria Campos, do Correio Braziliense.

Durante a troca de experiências, decidiu-se pela construção de uma capacitação nacional em comunicação para os servidores da Justiça Eleitoral, desenvolvida de maneira conjunta pelas assessorias de comunicação e coordenada pelo TSE. O objetivo é fornecer mais recursos para os servidores, principalmente no interior do Estado, atender à imprensa e levar informações com qualidade para a população.

O COPTREL, fundado em 1995, tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil.

Daniel Dino - direto de Brasília
Assessoria TRE-MT

1/ Galeria de imagens

#PraTodosVerem: Conjunto composto por uma imagem da logo do COPTREL acima nas cores azul, branca e amarela. Abaixo duas fotos, sendo uma delas a foto oficial de todos os presidentes dos TREs do país e e outra foto a abertura do evento no plenário, demonstrando a mesa de honra e os convidados sentados acompanhando a solenidade de abertura. 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30