Estudantes de Jangada tiram dúvidas sobre processo eleitoral em visita ao TRE-MT
Os(as) jovens puderam participar de uma votação simulada e conheceram o Memorial
Conhecer melhor o processo eleitoral, entender o funcionamento da urna eletrônica e tirar dúvidas sobre desinformações. Estes foram alguns resultados de uma visita guiada à Casa da Democracia, nesta quinta-feira (15.06), da qual participaram estudantes da Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, localizada no município de Jangada (70 km de Cuiabá).
Pertencentes ao 1º e 3º anos do Ensino Médio, os(as) cerca de 50 jovens demonstraram curiosidade e interesse, principalmente para esclarecer algumas Fake News sobre fraudes e integridade das urnas eletrônicas. No Depósito de Urnas, eles(as) participaram de uma votação simulada e tiveram todas as dúvidas sanadas.
Em seguida, conheceram o Memorial Eleitoral, onde puderam saber mais a respeito da história das eleições e ver modelos antigos de urnas. Também conversaram com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Carlos Henrique Cândido, que repassou informações sobre o sistema de voto e apuração, os testes de integridade, além da contextualização histórica.
A visita ocorreu dentro do Programa Voto Consciente, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT), em resposta à procura da professora Jania Maria da Cunha Azambuja, que coordena o projeto Identidade Mato-grossense na Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo. “O objetivo é estimular os(as) alunos(as) a conheceram a cultura e história mato-grossenses, a origem e todo o processo de colonização. Então, trazendo ao TRE-MT, eles podem ter a ideia de como funciona uma eleição, o processo que faz parte da nossa história. E muitos deles vão votar pela primeira vez também, e saber melhor sobre o processo eleitoral fará com que eles tenham uma responsabilidade maior”.
Esther Akemi Almeida Yamashita cursa o 3º ano do Ensino Médio. Ela foi uma das estudantes que teve contato com a urna eletrônica e aprendeu mais sobre as eleições. “Gostei bastante da visita, de saber melhor como funcionam as urnas eletrônicas, sobre o tipo de sistema operacional utilizado. Achei muito interessante”. Aos 17 anos de idade, a jovem afirmou que conhecer a evolução do voto e dos equipamentos utilizados ao longo da história foi importante para entender o processo eleitoral e que irá votar nas Eleições 2024.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto que mostra o Depósito de Urnas visto de cima, com várias bancadas contendo caixas e urnas eletrônicas. Os estudantes estão próximos a uma destas bancadas, de pé, esclarecendo dúvidas com a equipe do TRE-MT. Na galeria, há mais fotos da visita, com os estudantes no Memorial e participando da votação simulada.