Importância do voto consciente é tema de palestra na Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes
Jovens estudantes conheceram a história do processo eleitoral e receberam informações sobre a urna eletrônica
A influência da escolha política no futuro de uma sociedade foi destacada durante palestra realizada na Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes, em Cuiabá, na manhã desta terça-feira (18.07). Participaram 160 estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Médio, com idades entre 15 e 17 anos.
A atividade faz parte do programa Voto Consciente, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Durante a abertura, a diretora da EJE-MT, juíza Ana Cristina Silva Mendes, falou sobre a importância da participação política para os(as) jovens. “O voto para o(a) jovem eleitor(a) faz parte de um processo de cidadania. Participar da política do país, das escolhas do Legislativo, dos(as) nossos(as) governantes, enfim, dos(as) nossos(as) representantes, sejam municipais, estaduais ou federais, é muito importante, para incorporar essa consciência entre os(as) jovens, para que eles(as) gostem disso. A política faz parte da nossa vida, não tem como separá-la do nosso dia a dia”.
A palestra foi ministrada pelo secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Henrique Cândido, que apresentou um contexto histórico sobre as eleições no Brasil e também detalhou o funcionamento da urna eletrônica, bem como os mecanismos de segurança. “A ideia é demonstrar um pouquinho do processo eleitoral, da importância do voto, deles(as) se alistarem, pois muitos já têm condição de tirar o título e participar da próxima eleição, em 2024. Ao mesmo tempo, a gente usa esse momento para desmistificar o processo eleitoral, a urna eletrônica, afastar alguns dos mitos, principalmente o que se diz com relação a fraudes”.
O diretor da Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes de Cuiabá, coronel PM Zacarias Conceição Vitalino, ressaltou que o(a) jovem precisa tomar conhecimento sobre o que ocorre na política brasileira. “É importante para sua caminhada como cidadão, porque ele aprende tudo que diz respeito à política, começando pelo voto. E para isso, é necessário fazer o título de eleitor, e ter uma equipe do TRE-MT na escola para instruí-los é uma forma de incentivá-los a se tornarem cidadãos de fato e de direito”.
Jovem eleitora
Ana Júlia da Costa Carvalho tem 17 anos de idade, cursa o 3º ano do Ensino Médio na escola militar e já tem uma eleição na conta. “Eu fiz o meu título ano passado e minha mãe disse para eu começar a votar desde os 16 anos. Votei na eleição passada e vi poucos(as) jovens, muitas vezes eles(as) não se sentem na obrigação de votar, mas é muito importante para a população como um todo. Achei bem interessante a palestra porque tem muita gente que não tirou o título ainda, e como o pessoal do TRE-MT trabalha diretamente com isso, consegue passar uma informação segura para nós”.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto em que aparecem, de costas, estudantes sentados(as) em cadeiras, no auditório da escola, e uniformizados. De frente para eles(as), está a diretora da EJE-MT, juíza Ana Cristina Silva Mendes. Ela tem os cabelos pretos e lisos, soltos, usa um terno cor de rosa, e segura um microfone. Atrás dela, tem uma parede branca com um telão que também está em branco.