Justiça Eleitoral inaugura posto eleitoral em Jangada
Antes da instalação, os cidadãos jangadenses precisavam se deslocar até Rosário Oeste, município vizinho
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) inaugurou um posto eleitoral em Jangada/MT. Antes da instalação, o eleitorado do município precisava fazer o deslocamento até Rosário Oeste, sede da 3ª Zona Eleitoral. O atendimento é de segunda a sexta, das 7:30 às 13:30.
A decisão da 3ª ZE em criar o novo posto surge para facilitar o acesso dos cidadãos jangadenses aos serviços eleitorais, de modo que amplie o alcance do TRE-MT no Estado. Ainda que as fronteiras de Rosário Oeste e Jangada estejam conectadas, a locomoção exige algum tipo de meio de transportel, já que a distância entre os dois municípios é de aproximadamente 50 km.
Para o juiz eleitoral, Arthur Moreira de Albuquerque, a implantação do posto é essencial em todos os municípios e não somente nas cidades sedes. “Primeiro facilitar o contato do cidadão com a Justiça Eleitoral e, também, para facilitar a transferência de títulos, a primeira via do título e porque o cidadão não tem que ter a dificuldade do acesso eleitoral, pelo contrário, tem que ser facilitado”, afirmou durante a inauguração.
No evento de abertura, o prefeito de Jangada, Rogério Meira afirmou que o posto eleitoral irá facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Justiça Eleitoral. “Antes tínhamos que nos deslocar até o Rosário Oeste para estar fazendo o título eleitoral, então vai facilitar para nós, cidadãos jangandeses. Como é um município muito extenso, nós temos mais de 36 comunidades rurais. Então isso vai facilitar para o cidadão vir aqui e decidir, fazer seu título, chegar às eleições e decidir quem vai ser vereador, quem vai ser o seu prefeito, seu representante”, explicou o gestor.
Além de facilitar o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral, essa é uma medida que tem por objetivo, também, reverter o cenário de cancelamento de títulos. Conforme dados da Justiça Eleitoral, atualmente são 565 títulos eleitorais cancelados no município.
Com a instalação do novo posto, o eleitorado pode verificar sua situação eleitoral e regularizar seu título. Dentre os serviços disponíveis estão: cadastramento biométrico, alistamento (confecção do 1º título), revisão, transferência eleitoral, expedição de segunda via do título de eleitor, emissão de certidões e guias para pagamento de multas eleitorais.
Essa iniciativa, conduzida pelo TRE-MT durante a gestão da desembargadora Maria Aparecida Ribeiro é mais uma dentre a série de medidas tomadas para ampliar o alcance da Justiça Eleitoral. A atividade destaca o compromisso em assegurar a participação democrática de todos os cidadãos, independente das barreiras sociais, econômicas, geográficas, culturais e logísticas.
Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Daniel Dino)
#DescriçãodaImagem: Fotografia do novo posto eleitoral de Jangada no momento da inauguração. No canto direito inferior há a logo do TRE-MT.