Abril indígena: Projeto do TRE-MT se destaca nacionalmente e é apresentado em evento do TSE em Brasília
Abril indígena: Projeto do TRE-MT se destaca nacionalmente e é apresentado em evento do TSE em Brasília
Com a finalidade de garantir aos povos indígenas a democracia plena e acesso aos direitos e serviços eleitorais, o projeto Democracia Multilíngue vem ganhando destaque nacionalmente. Nesta quarta-feira (26 de abril), a Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso, que é idealizadora do projeto, fez uma exposição da iniciativa em encontro nacional que aconteceu no Tribunal Superior Eleitoral.
Durante o evento, que ocorreu das 10h às 17h, o TSE promoveu um ciclo de debates sobre a participação dos povos indígenas no processo eleitoral, contando com a presença de diversas autoridades e representantes dos TREs de Tocantins, Minas Gerais, Maranhão e Mato Grosso. Coube ao juiz auxiliar da CRE-MT, Antônio Veloso Peleja Júnior, apresentar o Democracia Multilíngue, projeto este criado em 2022 e que consiste na entrega aos povos indígenas de cartilhas contendo informações sobre direitos e serviços eleitorais editadas em suas línguas nativas. Já foram editadas cartilhas nas versões Paresí e Bororo.
“A Democracia Multilíngue nasceu no TRE-MT, mas não precisa se limitar ao nosso Estado. Ela pode e deve se expandir para todas as regiões em que há indígenas, recebendo sua tradução na língua nativa de cada povo. É uma iniciativa de valorização a diversidade, do respeito. Então, apresentar esse projeto neste evento é uma forma de fomentar essa expansão. A cartilha incentiva a participação política do povo indígena, e não somente com foco no exercício do voto, mas também, em concorrer ao cargo eletivo, garantindo a representatividade”, ressaltou o juiz auxiliar da CRE-MT.
O ciclo de debates que ocorreu nesta quarta-feira (26) faz parte da iniciativa do TSE denominada “Abril Indígena”. Durante todo o mês de abril, o TSE promoveu diversas ações para dar visibilidade a esta parcela da população. Foram realizadas: exposição fotográfica “Eleições e Povos Indígenas”, divulgação de ações desenvolvidas pelos TREs de todo o país voltadas aos povos indígenas e que se destacaram pela inovação e alcance e o ciclo de debates.
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
#PraTodosVerem: foto onde se vislumbra a mesa de honra do evento. Na mesa de honra estão cinco autoridades convidadas, entre elas, o palestrante e juiz auxiliar da CRE-MT, Antônio Veloso Peleja Júnior. Ao fundo da mesa de honra há um painel com a descrição Abril Indígena da Justiça Eleitoral. Essa mesma frase também está descrita em um outro painel disposto na frente da mesa de honra.