TRE-MT atende 378 eleitores durante 4ª Expedição Araguaia Xingu
Serviços eleitorais foram ofertados aos moradores de quatro municípios da região
Durante a 4ª edição da Expedição Araguaia Xingu, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) atendeu 378 eleitores que moram em Santa Cruz do Xingu, Luciara, São Félix do Araguaia e Cocalinho. Os atendimentos ocorreram entre os dias 08 e 19 de novembro de 2022 e englobaram serviços como alistamento eleitoral (1º títulos), transferência, revisão, entre outros.
A realização da expedição coincidiu com a reabertura do cadastro eleitoral, que ocorreu no dia 08 de novembro, após a realização das Eleições Gerais de 2022. Segundo o coordenador do TRE-MT na expedição, Divino Alexandre de Souza, os principais serviços procurados pelos eleitores foram alistamento e transferência de domicílio.
Do total de atendimentos, 115 foram referentes à transferência de endereço, 89 ao alistamento eleitoral, 56 à revisão eleitoral (regularização), 19 para emissão de segunda via do título, 43 justificativas, 15 referentes à emissão de certidões, e 41 orientações gerais ao eleitor. O maior número de eleitores atendidos foi registrado em Luciara.
A Expedição
A Expedição Araguaia Xingu é realizada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em parceria com diversos órgãos e instituições. O objetivo é levar serviços judiciários, de cidadania e de saúde para comunidades urbanas, rurais e indígenas da região do Araguaia.
Além da expedição de documentos e orientações diversas, também foi ofertada à população da região a doação de lentes e armações de óculos; doação de medicamentos, cestas básicas, calçados, roupas, itens de higiene e brinquedos; doação de mudas; conscientização ambiental com o projeto ‘Rebojando’; experimentos de ciências, com planetário digital e óculos de realidade virtual; entre outros serviços e atendimentos.
Jornalista: Nara Assis
Fotos: Alair Ribeiro
#PraTodosVerem: Foto em que aparece uma eleitora, de perfil, assinando o título de eleitor, apoiada em uma mesa. De frente para ela, duas servidores da Justiça Eleitoral olham para ela, e aos fundos, na parede, tem uma faixa com a marca e o nome TRE-MT.