Com foco nas Eleições, atual Gestão do TRE investiu na capacitação do corpo técnico e na aproximação com os partidos

Um vídeo disponível no canal oficial do TRE no YouTube traz um resumo dos principais marcos atingidos pela atual Gestão

TRE-MT 1 ano de gestão

Com foco na efetividade da preparação e realização das Eleições Gerais 2022, a atual Gestão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso investiu, nos últimos 12 meses, na capacitação de seus magistrados e servidores, buscou a aproximação com os partidos políticos e aprovou importantes normativos. Dentro desse período, ainda diante da Pandemia, em 2021 foram realizadas eleições suplementares em três municípios, ocasião em que de forma inédita nesse tipo de pleito, se promoveu a votação paralela para dar mais transparência ao processo.

 

As eleições suplementares nos municípios de Acorizal, Matupá e Torixoréu, ocorreram no dia 1º de agosto de 2021, quando mais de 20 mil eleitores puderam ir às urnas escolher seus representantes.

 

Ainda em 2021, o TRE-MT definiu o Plano Integrado das Eleições 2022, instrumento para a identificação e controle das ações preparatórias para o pleito eleitoral deste ano. O objetivo é evitar riscos de não cumprimento de prazos ou entregas relevantes sem o devido acompanhamento.

 

Para que os processos relativos ao pleito transcorram sem contratempos, a atual Gestão também investiu na aproximação com as agremiações partidárias. Até o momento foram promovidos quatro encontros, ocasiões em que se abordaram assuntos como “Alterações legislativas para as Eleições 2022”, “Propaganda Partidária” e “Segurança do processo eleitoral”. No dia 29 deste mês, ocorrerá o 5º encontro.

 

A atual Gestão também avançou em normatizar importantes frentes de trabalho na esfera administrativa. Sendo assim, o Pleno aprovou o Planejamento Estratégico 2021-2026, o Programa Gestão de Memória, o Plano de Logística Sustentável, o Plano Anual de Contratações, instituiu a Política de Gestão Documental, o Programa de Valorização e Incentivo à Participação Institucional Feminina e a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação. Até mesmo o regimento interno do TRE foi reformulado.

 

Também foi implementado o sistema de gerenciamento financeiro e acompanhamento orçamentário (BI do Painel de Gestão Orçamentária), atualmente sendo atualizado e aprimorado em parceria com o próprio TSE, sendo que tal ferramenta servirá de modelo e referência para todos os demais tribunais eleitorais do país.

 

Ciente que ações voltadas a capacitação e valorização dos magistrados e servidores, refletem positivamente no exercício de suas atribuições, e consequentemente, na preparação e execução da eleição, a atual Gestão promoveu 20 cursos, sob o comando da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), da Secretaria de Gestão de Pessoas, da Corregedoria e em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ-MT), o Tribunal de Contas (TCE-MT) e com a Academia Brasileira de Direito Eleitoral (ABRADEP).

 

A Academia de Liderança, Programa de Educação Corporativa do TRE-MT implantado em 2019 ganhou na atual Gestão uma versão específica para os servidores lotados nos cartórios eleitorais, que são responsáveis por planejar e executar importantes etapas do processo eleitoral.

 

Recentemente, em uma ação social inédita, o TRE implantou o Programa Jovem Aprendiz, onde, em parceria com o Ministério do Trabalho e outras entidades, o Tribunal abriu suas portas para a primeira oportunidade de experiência laboral para jovens carentes, na faixa etária de 14 a 17 anos de idade.

 

Também recentemente, o Tribunal instalou, oficialmente, o Gabinete de Gestão Integrada das Eleições 2022 - GGI, contando com um comitê multiplural e vários parceiros, dentre outros a PF, PRF, PM, Forças Armadas, Funai, empresas de telefonia, comunicação e de fornecimento de energia, a fim de aprimorar a execução do processo eleitoral em suas diversas nuances, objetivando eleições transparentes, justas e seguras.

 

“Nestes 12 meses foi possível implementar importantes projetos idealizados nesta Gestão. O cenário exige muitos desafios, mas com a adoção das ferramentas corretas e com o comprometimento e dedicação de todo o seu corpo laboral, e a celebração de parcerias, a Justiça Eleitoral avançou e alcançou importantes marcos. O caminho já está sendo trilhado, agora é seguir à risca o que fora planejado pois há muitas entregas a serem feitas”, ressaltou a corregedora regional eleitoral, Desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho.

 

Assista aqui o vídeo especial de 1 ano de gestão. 

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira



#PraTodosVerem: Imagem da fachada do TRE-MT ao fundo, em marca d’água em tom de azul. Sobre ela, setas verdes apontam para o texto "1 Ano de Gestão". No rodapé, uma onda branca com a marca do Tribunal no canto direito.  

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento:

Dias úteis - 11h às 18h;

Sábados, domingos e feriados -  das 14h às 18h