Inscrições para Teste Público de Segurança podem ser feitas até esta quarta-feira
O TPS visa fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação
Os interessados em participar da sexta edição do Teste Público de Segurança (TPS), realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), podem se inscrever até esta quarta-feira (29.09). Qualquer brasileiro maior de 18 anos, que atenda aos requisitos do edital, pode fazer a inscrição.
Para participar, basta preencher o formulário de pré-inscrição e apresentar os documentos necessários via e-mail (tps2021@tse.jus.br), Correios ou presencialmente no Protocolo Administrativo do TSE. O formulário e outras informações sobre o assunto podem ser acessados aqui.
Todas as regras e informações referentes ao TPS 2021 podem ser encontradas no edital do evento. No dia 30 de setembro, o TSE publicará a lista com as pré-inscrições aprovadas e abrirá prazo para a proposição de recursos relativos a esta etapa.
O evento é realizado desde 2009, preferencialmente em anos não eleitorais, com a finalidade de fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação, bem como obter contribuições dos participantes para a melhoria do processo eleitoral.
Em 2021, o TPS ocorrerá no período de 22 a 26 de novembro, na sede do TSE, em Brasília (DF). Durante o encontro, os participantes tentam quebrar as barreiras de segurança do voto eletrônico.
Novidades
O TSE aumentou o tempo de inspeção do código-fonte da urna eletrônica de uma para duas semanas e o escopo de programas submetidos à análise dos investigadores. Agora, o TPS inclui os sistemas de apoio à auditoria de funcionamento das urnas no dia da votação (Módulo Sorteio); os sistemas de apoio à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas em condições normais de uso (Módulo Votação); o Verificador Pré/Pós-Eleição (VPP) e o Verificador de Integridade e Autenticidade de sistemas eleitorais (AVPART), utilizados para a verificação de resumos digitais (hashes) e assinatura digital nas urnas eletrônicas.
O número de participantes também foi ampliado, de 10 para 15 inscritos, que podem trabalhar de forma individual ou em grupos formados por até cinco membros.
Jornalista: Nara Assis (com informações do TSE)
#PraTodosVerem: Imagem com fundo branco e sobre ela a imagem de um cadeado na cor cinza com um detalhe em verde. Ao lado, está escrito TPS em verde e 2021 em cinza.