Site Fato ou Boato esclarece eleitor sobre notícias falsas
Além de checagem das principais informações, a página dispõe de um passo a passo para identificar fake news e vídeos explicativos de um minuto

Com o objetivo de combater a desinformação relacionada às eleições, a Justiça Eleitoral disponibiliza o site Fato ou Boato, que esclarece sobre notícias falsas compartilhadas nas redes sociais ou em sites não confiáveis. A verificação das informações é feita por nove das principais agências de checagem do Brasil e está à disposição de todos.
A página foi criada em 2016 para ampliar o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral, fomentar a circulação de conteúdos verídicos e estimular a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos.
A iniciativa integra o Programa de Enfrentamento a Desinformação nas Eleições 2020, e segue com a missão de enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação relacionada à democracia também visando o pleito de 2022. Atualmente, mobiliza mais de 50 instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas.
Tendo como maior objetivo o enfrentamento das fake news, as agências Estadão Verifica, Boatos.org, Agência Lupa, AFP, E-farsas, ComProva, UOL, Aos Fatos e Fato ou Fake integram essa força-tarefa em favor da circulação de conteúdos verificados, que efetivamente promovam debates e esclarecimentos fundamentais à tomada de decisão do eleitor.
Segurança da Urna Eletrônica
As notícias falsas sobre a urna eletrônica são as mais disseminadas em anos eleitorais. Em função disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destinou uma seção no site Fato ou Boato para a checagem de 10 fake news sobre o assunto que circulam em sites suspeitos e grupos de mensagem.
A página da internet contém ainda um passo a passo de como identificar notícias falsas. Entre as recomendações para reconhecer conteúdos enganosos, estão: Fique atento à fonte da notícia; Leia o texto da matéria, não apenas o título; Preste atenção no endereço eletrônico da reportagem; Leia outras notícias do mesmo site e avalie a veracidade; Procure saber sobre o site que publicou a informação; entre outras.
Outro conteúdo do site Fato ou Boato é o Minuto da Checagem, uma série de vídeos de no máximo um minuto. Cada um deles apresenta de maneira simples e didática os passos que qualquer cidadão pode adotar para verificar conteúdos e se tornar um agente de combate à desinformação.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: As palavras Fato ou Boato estão escritas em duas caixas de diálogo nas ores roxa e amarela, formando a marca do projeto da Justiça Eleitoral que esclarece fatos relacionados às eleições.