Eleição Suplementar em Matupá: 35 urnas de votação passaram pelo procedimento de carga e lacre
A eleição em Matupá será realizada pela 33ª Zona Eleitoral, com sede em Peixoto de Azevedo.
A 33ª Zona Eleitoral realizou a carga e lacre de 35 urnas eletrônicas e mais 10 de contingências. Com o procedimento, os equipamentos estão prontos para serem utilizados pelos 11.043 eleitores de Matupá no dia 1º de agosto, quando irão escolher o novo prefeito e seu vice. A cerimônia, realizada na terça-feira (27/07), foi aberta ao público e contou com a participação de representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e a cobertura da imprensa local.
Durante a cerimônia de carga e lacre, cada urna é configurada para uma seção eleitoral e nela são inseridos os dados dos candidatos, os cargos e os eleitores inscritos na referida seção. Em seguida, é realizado o teste da urna para verificar se os dispositivos – teclado, áudio, bateria, qualidade da imagem, botão de liga e desliga, estão funcionando corretamente.
Por fim, todos os compartimentos da urna são lacrados por lacres assinados pelo juiz eleitoral e demais autoridades presentes e o equipamento, já identificado - município, local de votação e seção eleitoral, é guardado na sua respectiva caixa.
A Justiça Eleitoral busca a transparência do processo e para isso, publica previamente edital com a data e horário da realização da cerimônia e ainda convida representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos políticos e coligações e demais cidadãos interessados a acompanharem presencialmente a cerimônia de carga e lacre.
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
#PraTodosVerem: Foto de uma seção de votação, com várias urnas eletrônicas sobre as mesas e algumas pessoas próximas, utilizando máscara de proteção facial.