Servidores da Justiça Eleitoral participam de capacitação voltada ao planejamento e execução de uma eleição
O treinamento, promovido nos dias 20 e 21 deste mês das 8 às 11 horas, utilizou como base a Agenda dos Cartórios Eleitorais para as Eleições Municipais 2020.

Cinquenta e quatro servidores que laboram na Justiça Eleitoral participaram de um curso que contempla todas as fases de planejamento e execução de uma eleição. Do total de participantes, 15 são servidores que passaram a laborar nas zonas eleitorais após o pleito de 2018 e, portanto, não possuem experiencia em realizar um pleito. O curso foi ministrado por dois servidores veteranos, em parceria com a Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (CED) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.
O treinamento, promovido nos dias 20 e 21 deste mês das 8 às 11 horas, utilizou como base a Agenda dos Cartórios Eleitorais para as Eleições Municipais 2020. O documento contempla todas as atividades a serem realizadas nos seguintes processos: Apuração, Totalização e Divulgação; Cadastro Eleitoral; Direito Processual Eleitoral; Locais de Votação; Requisição de Veículos e Transporte de Eleitores; Mesários e pessoal de apoio logístico; Urnas Eletrônicas; EaD e Treinamento de Servidores; Registro de Candidaturas; Propaganda Eleitoral; Prestação de Contas; Dia das Eleições; Diplomação; e Avaliação das Eleições.
Com o propósito de auxiliar os cartórios eleitorais, a primeira versão da Agenda foi desenvolvida e utilizada no ano de 2016. Em seu primeiro ano, o instrumento foi avaliado pelos servidores e obteve 83,3% de aprovação no quesito de utilidade no desenvolvimento das atividades da Zona Eleitoral. Devido ao sucesso alcançado e sua utilidade comprovada, a Agenda passou a ser atualizada para cada pleito eleitoral.
Este ano, a Agenda foi atualizada por um Grupo de Trabalho constituído por três servidores que laboram em zonas eleitorais e um servidor da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégico (ASPLAN).
A capacitação foi conduzida pelo analista judiciário Adriano Meireles Borba com o auxílio do analista judiciário Valdiney Rondon Maidana Gomes.
“A melhoria da prestação dos serviços públicos passa, necessariamente, por melhoria das atividades de planejamento, conciliando a adoção de boas práticas. Nesse sentido, é ideal que o planejamento das tarefas seja efetivado de forma prévia e organizada. A agenda vem para cumprir com esse objetivo, à medida que permite aos servidores a visão e o controle de todos os detalhes desse complexo projeto que é uma eleição”, ressaltou Adriano.
“Participei diretamente da criação da primeira agenda e sei o quanto é importante a organização e a otimização das atividades de preparação das eleições. O conhecimento das etapas e das ações do processo eleitoral fazem toda diferença para que a entrega seja com qualidade e menos desgastante a todos os envolvidos. Poder transmitir um pouco da experiência adquirida após 6 eleições me traz uma grande alegria e espero que ajude os colegas que farão as eleições municipais pela primeira vez”, ressaltou Valdiney.
Jornalista: Andréa Martins Oliveira