Workshop de Planejamento Estratégico de Comunicação reúne assessores de TREs de todo o país
assessores de comunicação de todo o país participam do ‘Workshop: Planejamento Estratégico de Comunicação: com ele há gestão e crescimento’
O modelo de comunicação social da Justiça Eleitoral Brasileira está sendo debatido neste 75º Encontro do Colégio dos Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais. Assessores de comunicação de todo o país participam do ‘Workshop: Planejamento Estratégico de Comunicação: com ele há gestão e crescimento’. O objetivo é criar modelos de gestão e ações padronizadas em todos os TREs, porém, respeitando as especificidades de cada regional. O Coptrel é realizado de 28 a 30 de março no município de Poconé, Mato Grosso.
O desembargador presidente do Coptrel, Márcio Vidal, participou do encontro dos assessores de comunicação. “É necessário que a comunicação dos tribunais seja audacioso e integrado. Eu peço que vocês, jornalistas e profissionais da comunicação, ao terem uma ideia, compartilhem com os presidentes, sejamos audaciosos, inovadores. Temos muito trabalho e entregas todos os anos, e não apenas a cada dois anos durante as eleições. Precisamos mostrar isso pra sociedade e incentivar que cada eleitor assuma o seu papel de cidadão, de fiscalizador das políticas públicas”.
O Workshop foi ministrado pela mestre em Comunicação Social, Ana Paula Megiolaro. “Se você não faz planejamento, você não têm ferramentas para mensurar os resultados obtidos, ainda mais com a pauta do momento, as fake news. Planejar a comunicação é o primeiro passo, sendo que o plano de gestão de crises vem a reboque. É necessário pensar a comunicação de forma estruturada, deixar de ser um executor das tarefas diárias. Um plano de ação foge das ações de rotina, são ações pensadas para otimizar tempo, melhorar resultados e fazer com que a comunicação flua e alcance de forma mais fácil os objetivos que as assessorias desejam dentro dos tribunais”.
Sobre a gestão de crises, é necessário tranquilidade na condução das ações em comunicação. “O primeiro passo é controlar as emoções e manter a calma. Estamos vivendo a era da informação, da verdade e da velocidade, pro lado bom e pro lado ruim. Sabemos que existem agências especializadas, profissionais na produção de fake news. A sociedade, até um certo ponto, está doente neste sentido, os valores estão corrompidos, e nós precisamos ter cuidado enquanto gestores da comunicação. Existe uma grande angústia de esclarecer e desmentir estas fake news, mas o TRE que faz o trabalho comprometido, de serviço, com transparência, com comprometimento a sua sociedade, enfraquece as fake news dia após dia. É isso que têm que ser fortalecido”.
Cada assessor de comunicação elaborou um plano estratégico com cinco ações específicas para sua regional. Todo o trabalho e importância da melhor estruturação da comunicação será apresentada ao Colégio de Presidentes de TREs.
Matéria Daniel Dino
Assessoria TRE-MT
Curta a página do TRE-MT no facebook
Acesse o TRE-MT no Flickr
Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter
Siga o TRE-MT no Instagram