TRE prorroga revisão com biometria em 9 municípios
A revisão com biometria acontece em 26 municípios mato-grossenses. Nos 9 prorrogados, o trabalho será estendido até 26 de abril, nos demais, o prazo termina nesta sexta-feira (29)
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso aprovou a prorrogação da revisão com biometria dos municípios de Cáceres, Nova Xavantina, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Sorriso, Tangará da Serra, Canarana, Barra do Bugres e São José do Rio Claro. Nessas cidades, a revisão se estenderá até o dia 26 de abril. Nos outros 17 municípios (veja abaixo) que estão tendo revisão, o trabalho será concluído sexta-feira (29/03).
No dia 03 de dezembro de 2018 o TRE deu início a revisão com biometria em 26 municípios de Mato Grosso e são eles: Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Canarana, Cláudia, Colíder, Diamantino, Guarantã do Norte, Guiratinga, Mirassol D'oeste, Nova Xavantina, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Sorriso, Tangará da Serra e Vera. Em todas essas cidades, o encerramento da revisão estava previsto para acontecer no dia 29 de março. No entanto, juízes eleitorais de nove municípios solicitaram a prorrogação por meio de ofício endereçado a Corregedoria Regional Eleitoral.
A CRE instruiu os pedidos de prorrogação e os encaminhou ao Pleno para decisão. “Apesar dos reconhecidos esforços e medidas implementadas pelos Juízos Eleitorais e por este próprio Tribunal para incremento do número de atendimentos, o percentual de comparecimento de eleitores nos municípios solicitantes, infelizmente está aquém do necessário para ensejar a homologação por este Tribunal. Apenas como exemplo das iniciativas implementadas, citamos, dentre outras, a extensão do horário de atendimento, a abertura de novos postos, os termos de cooperação firmados com outros órgãos e o trabalho aos sábados nos últimos finais de semana”, destacou o corregedor Regional Eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto.
Relator do processo de prorrogação, o desembargador votou pela aprovação dos requerimentos e foi acompanhado pela maioria dos membros do Pleno. “Por todo o exposto, sopesando os fatos e considerando as justificativas apresentadas, voto pela autorização da prorrogação dos trabalhos revisionais nos Municípios de Cáceres, Nova Xavantina, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Sorriso, Tangará da Serra, Canarana, Barra do Bugres e São José do Rio Claro, até o dia 26 de abril de 2019, com fundamento no art. 19, § 2º, da Resolução TRE/MT nº 2.128/2018”.
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
Curta a página do TRE-MT no facebook
Acesse o TRE-MT no Flickr
Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter
Siga o TRE-MT no Instagram