Alunos do 8ª ano do Colégio Notre Dame de Lourdes participam da 2° visita guiada no TRE-MT
Os adolescentes conheceram o Memorial da Justiça Eleitoral, onde receberam uma palestra sobre a história da democracia brasileira, algo que está diretamente ligado à história da própria Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) desempenha o compromisso de ampliar a consciência política dos cidadãos, sejam os eleitores, sejam os jovens que ainda não possuem a idade mínima para votar. Nesta quarta-feira (29.05), cerca de 48 alunos do 8º ano do Colégio Notre Dame de Lourdes, com idade média de 13 anos, fizeram uma visita guiada pelas dependências do TRE. A iniciativa faz parte do Programa Voto Consciente, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral.
Esta foi a segunda visita dos alunos do oitavo ano do Notre Dame de Lourdes. Os adolescentes conheceram plenário onde os magistrados realizam as sessões em seguida o Memorial da Justiça Eleitoral, onde receberam uma palestra sobre a história da democracia brasileira, algo que está diretamente ligado à história da própria Justiça Eleitoral. Além da parte de legislações e contextos políticos, os alunos aprenderam sobre os diferentes processos de votação, desde o voto em urnas de lona, até o desenvolvimento dos modelos atuais de urna eletrônica.
Visitaram o depósito de urnas, onde aprenderam os processos logísticos de uma eleição, a dimensão de pessoas envolvidas para garantir que todo eleitor possa exercer o seu direito ao voto. Além disso, os alunos participaram de uma eleição simulada, onde tiveram o seu primeiro contato efetivo com a urna eletrônica. Aprenderam na prática como funciona o processo de totalização dos votos e viveram a experiência de atuarem como mesários nas eleições.
As escolas e entidades que desejarem participar do Programa Voto Consciente e visitas guiadas devem entrar em contato com a Escola Judiciária Eleitoral.
Assessoria TRE-MT
Siga as mídias do TRE-MT