Emoção marca cerimônia de encerramento do projeto Soletre
A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (11.12) no Plenário do TRE-MT.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) concluiu sua primeira turma do projeto de alfabetização Soletre. Em uma cerimônia emocionante, 46 alunos receberam o certificado de formatura. “O Soletre foi muito mais que um projeto de alfabetização, para mim, para todos nós, foi um verdadeiro resgate de dignidade e cidadania. Acreditamos que conseguimos transformar um pouquinho a vida de vocês, despertando-os para importância do estudo”, destacou o corregedor e vice-presidente do TRE, desembargador Sebastião Barbosa.
Ele revelou que acompanhou o avanço de cada aluno, sempre buscando junto aos voluntários informações sobre o desenvolvimento do projeto. “Eu sei que alguns de vocês já concretizaram coisas que eram verdadeiros sonhos, como ler a Bíblia Sagrada, ler e executar receitas culinárias, escrever uma carta de amor. Coisas simples que antes eram difíceis para alguns, como pegar um ônibus sem errar o destino”. Somente nesta iniciativa, “vocês já fizeram história em Cuiabá. Segundo as estatísticas, tínhamos 3645 eleitores analfabetos nesta cidade, mais de 1% desta situação foi sanada por esta ação voluntária”.
Ainda como forma de incentivar os alunos, o vice-presidente pediu que todos continuem estudando. “Vocês já perceberam o quanto é importante a história que vocês começaram. É o início da caminhada. Quero parabenizar a todos os alunos que mantiveram-se firmes no seu propósito, que não desistiram de seus sonhos. Aos que desistiram por um motivo ou outro, saibam que terão a porta sempre aberta.
Para o orador da turma, Fernando Assunção Miranda, aprender a ler não estava mais em suas expectativas de vida. “Eu estava em casa quando um anjo me ligou convidando para estudar. Nem sei porque vim, mas hoje estou concluindo o Soletre sabendo ler, escrevendo um pouco. Sempre tive vergonha disso, de descer na parada errada do ônibus. Realmente mudou a minha e a vida de muitos colegas”.
Outra que representa o sentimento dessa turma é a senhora Jurema Alina Pedroso. “Eu pedia para as pessoas lerem para mim… Nem todo mundo lia, e ficava com vergonha, dizia que havia esquecido meus óculos. Eu chegava em casa muito sentida, chorava muito porque eu não sabia escrever, não sabia ler”.
A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (11.12) no Plenário do TRE-MT. O projeto Soletre é uma iniciativa da Corregedoria do TRE-MT, tendo sido iniciado no dia 29 de julho de 2019. As aulas foram ministradas as segundas e quartas feiras, tanto no período matutino como vespertino. Todo o projeto foi feito com professores voluntários, tendo sido realizado na Escola Judiciária Eleitoral com parceria da Secretaria de Estado de Educação.
jornalista Daniel Dino
Assessoria TRE-MT