SoleTRE: Alunos do projeto de alfabetização recebem doação de óculos
A fala acima foi diretor geral em substituição do TRE-MT, Valmir Nascimento. Nesta quarta-feira (28.08), oito alunos do projeto de alfabetização SoleTRE, desenvolvido pela Corregedoria Eleitoral e Escola Judiciária Eleitoral, foram presenteados com óculos doados pela Pró Ótica.

“Uma verdadeira corrente do bem tem se instalado no TRE para trazer mais cidadania a estes eleitores. No começo das aulas, percebemos que eles estavam tendo dificuldade para ver as letras no quadro, e com certeza isso iria atrapalhar o aprendizado. Conseguimos gratuitamente as consultas oftalmológicas e depois ganhamos os óculos. Realmente é uma ação que pode transformar vidas”.
A fala acima foi diretor geral em substituição do TRE-MT, Valmir Nascimento. Nesta quarta-feira (28.08), oito alunos do projeto de alfabetização SoleTRE, desenvolvido pela Corregedoria Eleitoral e Escola Judiciária Eleitoral, foram presenteados com óculos doados pela Pró Ótica. “Nós ficamos muito contentes em poder colaborar com este projeto, com estas pessoas. Enxergar bem é qualidade de vida, é reduzir dores no final do dia, é evitar quedas para as pessoas com mais idade, e aqui no Soletre, é conseguir aprender. Nós da Pró Ótica nos colocamos a disposição para fazer toda a manutenção gratuita destes óculos doados”.
O coordenador da Corregedoria, Carlos Luanga, explicou que atualmente 65 pessoas são atendidas pelo projeto. “O percentual de cidadãos que ainda não tiveram acesso ao aprendizado de leitura e escrita é considerado. Em Cuiabá, por exemplo, o cadastro da Justiça Eleitoral aponta que 3.645 eleitores se declararam analfabetos. A Justiça Eleitoral está fazendo a sua contribuição para combater esta realidade, ao mesmo tempo, ficamos felizes de outras entidades e empresas manifestarem o interesse de somar forças nesta iniciativa voluntária”.
As aulas são ministradas por servidores do TRE de forma voluntária. Entre os professores voluntários está a servidora da CRE, Sueli Shimada Ueda, idealizadora do projeto. “Educação é a principal ferramenta para transformação social e a alfabetização é o primeiro passo pois abre as portas para o conhecimento. Quero agradecer o doutor Renato Bett que realizou as consultas e exames nos alunos. Este gesto certamente ficará marcado na vida de cada um deles e na nossa também”.
Existe a suspeita de que mais alunos possuem problemas oftalmológicos. Uma segunda fase de exames será realizada no mês de setembro.
Matéria Daniel Dino
Assessoria TRE-MT