Justiça Eleitoral convida sociedade para debater a Participação Feminina no Judiciário e Igualdade de Gênero
O evento será realizado no Plenário do Tribunal nesta sexta-feira (30.08), às 09 horas

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) convida a toda a sociedade para a palestra “Participação Feminina no Judiciário e Igualdade de Gênero”, que será ministrada pela juíza estadual, Amini Haddad Campos. O evento será realizado no Plenário do Tribunal nesta sexta-feira (30.08), às 09 horas. Não é necessário fazer inscrição prévia, sendo que serão emitidos certificados de participação aos presentes.
“As questões de igualdade de oportunidades entre os gêneros é uma questão global que o TRE-MT está atento. Um dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, acordo que o Brasil é signatário, é justamente alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Nesta palestra a doutora Amini vai trazer a realidade desta participação dentro do Poder Judiciário”, destacou o presidente do TRE-MT, desembargador Gilberto Giraldelli.
Membro da Academia Mato-grossense de Letras, professora coordenadora do Núcleo de Vulnerabilidades da Faculdade de Direito da UFMT, a doutora Amini é uma referência nacional no debate sobre direitos da Mulher. Ela foi uma das debatedoras nesta quarta-feira (28.08) na Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados Federais que avaliou os resultados das ações no combate à violência doméstica.
“Nossa sociedade ainda impõe o condicionamento de gênero. Vemos pessoas infelizes porque foram podadas em seus sonhos e anseios, situações que deixam mágoas sociais, isso é uma questão de humanidade. Nós vivemos em sociedade, fazemos parte da vida de muitas pessoas, e podemos contribuir com a melhoria da consciência crítica ao nosso redor”, destacou Amini durante palestra.
TRE-MT
No âmbito da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, foi constituída uma comissão de estudo para analisar e propor medidas de incentivo a participação institucional. O grupo irá levantar e analisar o cenário atual de ocupação dos cargos de chefia e assessoramento no Tribunal. A comissão está composta por representantes da Presidência, Corregedoria, Diretoria Geral, Secretaria de Gestão de Pessoas, e as Assessorias de Comunicação, Planejamento e Gestão Estratégica.
Matéria Daniel Dino
Assessoria TRE-MT