TRE orienta eleitores do Interior que não realizaram o cadastro biométrico a consultar situação em seu site
Consulta pode ser realizada na aba Eleitor/Situação Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso esclarece que a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal no dia 26 de setembro de 2018 apenas mantém os cancelamentos de títulos já realizados pela Justiça Eleitoral, entre os anos de 2016 e 2018, até o mês de março.
O cancelamento atinge apenas os eleitores dos municípios que passaram pela revisão do eleitorado com biometria, cuja revisão foi homologada pelo pleno do TRE nesse período: Barão de Melgaço, Jaciara, Nova Mutum, Nova Santa Helena e Sinop.
Ainda assim, após a homologação da revisão do eleitorado, centenas de eleitores procuraram a Justiça Eleitoral para regularizar sua situação, o que reduz os números de títulos cancelados, divulgados à época.
Os eleitores dessas cidades, que não compareceram para a revisão biométrica no prazo estipulado à época, e que não procuraram a Justiça Eleitoral até o dia 9 de maio de 2018 (data do fechamento nacional dos eleitores), não poderão votar.
O eleitor pode consultar sua situação eleitoral clicando aqui (http://www.tre-mt.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral/situacao-eleitoral). A consulta pode ser por nome, ou número do título eleitoral.
Cuiabá e Várzea Grande
Nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, a revisão biométrica foi suspensa no dia 9 de maio, devido ao fechamento do cadastro eleitoral, e será retomada em novembro. Para os eleitores desses dois municípios, no dia do pleito será utilizada o sistema de votação híbrida, ou seja, os eleitores que já tenham feito a biometria, serão identificados pelas digitais, enquanto que os demais serão identificados de forma usual.