TRE-MT apresenta Programa Voto Consciente aos alunos da Escola Estadual Rafael Rueda
A Escola Estadual Rafael Rueda de Cuiabá está entre as cinco selecionadas para participar este ano do Programa Voto Consciente, que entre suas vertentes está a realização de uma eleição parametrizada no âmbito escolar.
26/04/2018 15:30
-
Atualizado em 17/08/2022 11:31
A Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso esteve nesta quinta-feira (26/04) na Escola Estadual Rafael Rueda no bairro Pedra 90, para apresentar o Projeto Voto Consciente aos 25 alunos e professores que irão disputar as eleições parametrizadas.
A Escola Estadual Rafael Rueda de Cuiabá está entre as cinco selecionadas para participar este ano do Programa Voto Consciente, que entre suas vertentes está a realização de uma eleição parametrizada no âmbito escolar. A comunidade escolar vivencia todas as fases da realização de um pleito.
A Escola Judiciária, responsável pelo Programa, apresentou de forma dinâmica e descontraída como vai funcionar a iniciativa no âmbito escolar. Na ocasião, os alunos demonstraram interesse e apresentaram os projetos que irão desenvolver durante o período de campanha.
"Eu sou voluntária do Movimento de Amor à Comunidade Carente que é do Acre e consiste na adoção de ações voltadas para beneficiar toda a comunidade. Vamos tentar implantar esse movimento aqui em Cuiabá junto com o Voto Consciente. Vamos procurar patrocínios em faculdades e hospitais para ajudar as pessoas da escola e da comunidade. Muitas vezes não percebemos que, por traz de um sorriso, pode ter um pedido de socorro", disse a aluna Teresa Sumaia.
"Nossa proposta inicial é de revitalizar o grêmio estudantil que é a voz dos alunos dentro a comunidade escolar e queremos aprimorar nosso clube de estudos", disse o aluno Nalberth Germam.
Alguns partidos optaram por unir forças em prol da escola, a exemplo que ocorreu no ano passado, quando partidos políticos desenvolveram ações em conjunto, obtendo excelentes resultados. "Vamos nos unir para limpar, organizar e principalmente valorizar a nossa escola. Temos só duas funcionárias de limpeza por período e somos muitos alunos em uma escola grande, para só elas limparem e organizarem. Queremos a ajuda de todos para mantermos no ambiente escolar limpoe e organizado", disse Nalberth.
A Secretária da Escola Judiciária, Janis Eyer Nakahati, apresentou o Programa para os alunos e seus professores conselheiros.
Conheça o Programa:
O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Seduc/MT e tem como objetivo estimular a consciência cívica em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e estimular a participação política livre, democrática e consciente.
Por ano, cinco escolas públicas são selecionadas para participar do Programa. Cada unidade escolar escolhe 25 alunos do ensino médio, que se dividem em grupos de 5 membros. Cada grupo representará um partido.
As siglas partidárias já são definidas pelo Programa e são elas: PEMA (Partido da Educação e do Meio Ambiente), PEC (Partido da Ética e Cidadania), PCEL (Partido da Cultura, do Esporte e Lazer), PRD (Partido do Respeito às Diversidades) e PDVS (Partido do Direito à Vida e à Saúde).
Cada grupo escolhe um partido e dentro da proposta do mesmo escolhe um tema que será defendido durante a campanha eleitoral no âmbito escolar. Nesta fase, os alunos integrantes de cada agremiação partidária apresentam na teoria e na prática, aos demais estudantes, suas propostas de melhorias para a comunidade escolar.
Encerrado o período de campanha, todos os estudantes da unidade escolar são convidados a irem às urnas e votar no partido que consideram ter apresentado a melhor proposta. Os membros do partido eleito são diplomados.
Todo o processo eleitoral vivenciado pelos estudantes, desde a escolha dos membros de cada partido até a diplomação tem o acompanhamento e orientação da EJE.
Nestes sete anos (2011 a 2017), o projeto já beneficiou alunos de 35 escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande.
Matéria escrita pelo estagiário Leonardo Mauro de Souza com a supervisão da Jornalista Andréa Martins Oliveira
Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/
Acesse o Flickr do TRE-MT: https://www.flickr.com/photos/tre_mt/
Acesse o Flickr do TRE-MT: https://www.flickr.com/photos/tre_mt/
Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: www.twitter.com/oficial_tremt
04m 42s de leitura