Programa Voto Consciente 2017 entra na reta final com a conclusão das eleições; quase 1200 alunos foram às urnas
PROGRAMA VOTO CONSCIENTE/2017
31/10/2017 15:04
-
Atualizado em 17/08/2022 11:36
O Programa Voto Consciente 2017, uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, está chegando em sua reta final. As cinco escolas públicas – de Cuiabá e Várzea Grande - que este ano participaram da inciativa já realizaram as eleições parametrizadas. Ao todo, 1.158 alunos foram às urnas escolher, entre os cinco partidos pré-definidos pelo programa, qual apresentou a melhor proposta. O Partido da Ética e Cidadania (PEC) venceu em três das cinco escolas participantes.
O PEC foi o partido vencedor nas escolas Professor Heliodoro Capistrano Silva, com 51 votos (28%); Cleinia Rosalina Souza com 56 votos (48%) e Estevão Alves Correia, onde obteve uma votação expressiva de 182 votos (43%).
Com 69 votos (40%), o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL), venceu na Escola Estadual Irene Gomes de Campos. Já na Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro o vencedor foi o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL) com 128 votos (51%).
As eleições parametrizadas aconteceram entre os dias 23 a 27 deste mês. Antes do pleito, os cinco partidos de cada escola fizeram campanha no âmbito escolar. Muitas agremiações, inclusive, não ficaram apenas nas promessas eleitoreiras, mas colocaram em prática os projetos apresentados aos alunos/eleitores. No decorrer do programa, alguns partidos, de forma inovadora, se uniram para colocar em prática algumas propostas, o que demonstrou uma postura diferenciada dos jovens perante a situação política vivida hoje no Brasil.
Os representantes dos partidos eleitos serão diplomados em cerimônia que será realizada no dia 23 de novembro.
O Programa Voto Consciente é uma iniciativa desenvolvida desde 2011 pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, que tem como objetivo despertar a consciência cívica em jovens do ensino médio, fortalecer princípios éticos e estimular a participação política livre, democrática e consciente.
02m 18s de leitura