TRE usa criatividade para manter capacitações aos servidores em tempos de crise financeira
TRE MT CAPACITA SERVIDORES DO INTERIOR
Com o objetivo de otimizar a aplicação dos recursos públicos, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso aproveitou o deslocamento de servidores lotados no interior, que vieram a Cuiabá para exames periódicos obrigatórios ligados à medicina do trabalho, e investiu na capacitação e desenvolvimento técnico da equipe.
Segundo o Secretário de Gestão de Pessoas do TRE-MT, Valmir Nascimento Milomem Santos, todos os esforços estão sendo adotados pela instituição, para atrelar a economia de recursos públicos à necessidade constante de aprimoramento técnico dos servidores e, por consequência, melhorar a qualidade dos serviços públicos à sociedade.
"A restrição orçamentária imposta às instituições públicas favorece o uso da criatividade para melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, dos serviços oferecidos à sociedade. É isso que estamos vivenciando na Justiça Eleitoral. Estamos todos empenhados em fazer o melhor", disse Valmir Milomem.
Os instrutores das capacitações foram servidores da própria Justiça Eleitoral, especialistas nos temas debatidos. Dentre outras atividades, os servidores do interior assistiram uma palestra ministrada pela servidora do TRE e coach, Neide Arantes. "O objetivo é provocar reflexões sobre o nosso papel em uma carreira pública", disse a coach. Durante a palestra, Neide Arantes conduziu atividades lúdicas e exercícios de autoavaliação e reflexão, com uso de ferramentas atuais de coaching, como o "coaching in games", Roda da Vida, entre outras.
Os servidores também assistiram à palestra Educação Financeira, ministrada pelo Educador Marcelo Rubles, que também é servidor da Justiça Eleitoral. Marcelo Rubles apresentou ferramentas para a organização da vida financeira, inclusive falando da aposentadoria, tema importante especialmente diante das incertezas sobre o futuro da previdência pública.
De acordo com o secretário de Gestão de Pessoas, Valmir Milomem, além do aprimoramento técnico, o Tribunal também se preocupa com o desenvolvimento pessoal e a promoção da qualidade de vida dos servidores. Por este motivo, uma das palestras visa justamente contribuir para o bem estar da equipe. A psicóloga do Tribunal Regional Eleitoral, Viviane Zaitum, palestrou sobre "Qualidade de Vida x Dependência Digital" dando dicas valiosas de uso consciente e otimizado da tecnologia.
Os servidores lotados nas zonas eleitorais do interior foram divididos em duas turmas. A qualificação da segunda turma terminou nesta terça-feira, 30 de maio. No último dia, além de finalizar a realização dos exames periódicos, eles renovaram suas assinaturas digitais (necessária ao uso do Processo Judicial Eletrônico e tramitação online de processos administrativos) e discutiram o Planejamento Estratégico do Tribunal.
Eles também receberam capacitação sobre o Sistema de Apoiamento, que tem por finalidade ampliar a eficácia da conferência das assinaturas nas listas de apoiamento para criação de novos partidos.
Leia mais: