Programa Voto Consciente: criatividade marca início da campanha na Escola Estadual Clêinia Rosalina

Programa Voto Consciente na E.E Clêinia

TRE-MT PROJETO VOTO CONSCIENTE ESCOLA ESTADUAL CLEINIA

A Escola Estadual Clêinia Rosalina, de Várzea Grande, está no Programa Voto Consciente/2017 – que prevê a realização de uma eleição parametrizada no âmbito escolar. Nesta semana, os cinco partidos que irão concorrer a eleição deram início à campanha eleitoral e com muita criatividade apresentaram a todos os estudantes/eleitores projetos que resultarão em melhorias para o ambiente escolar.

 
O Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA) criará uma horta escolar coletiva e implantará a coleta seletiva dos lixos produzidos na escola, os quais serão destinados para fins orgânicos ou reciclagem. O Partido também produzirá bancos de madeiras que serão colocados em volta das árvores.
 
O Partido da Ética e Cidadania (PEC) lançou a campanha questionando os estudantes: "Qual a importância da política para vocês?". Entre as propostas apresentadas pelo PEC estão: realizar um baile da primavera - ocasião em que serão escolhidos o garoto e a garota primavera. O dinheiro arrecadado neste evento será utilizado na compra de telas a serem colocadas nas quadras para evitar pombos; revitalizar a quadra de areia; criar o muro cultural, nos quais  os estudantes irão expor obras de arte; buscar permissão para que o uso do uniforme seja dispensado um dia na semana e nesse caso, a vestimenta a ser utilizada estará em sintonia com a ética e o ambiente escolar; realizar um show de talentos (música e dança); e promover palestras sobre orientação sexual e trânsito consciente, este, em parceria com o DETRAN. Por fim, o Partido implantará os projetos plante uma árvore e garanta o futuro da sociedade e da nação e cinema na escola, com direito à pipoca e  a refrigerante.
Voltado para o bem-estar físico e psicológico, o Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS) apresentou como lema: "Dar valor ao que não tem preço" e garantiu que promoverá ações – teatros, palestras, panfletagens, campeonatos esportivos, voltadas para a prevenção de gravidez na adolescência, combate as drogas, e incentivos a práticas esportivas.
 
O Partido do Respeito às Diversidades (PRD) fará uma peça teatral sobre o sofrimento ocasionado pelo preconceito; realizará oficinas e palestras, nas quais serão abordados o racismo e homossexualismo. "Iremos falar sobre os direitos humanos e trazer conceitos aos alunos que para todos se aceitem e se respeitem e assim, construir uma sociedade única".
 
Por fim, o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL) garantiu que retomará o funcionamento da rádio escolar nos intervalos para veiculação de notícias sobre os acontecimentos da escola e do bairro. O PCEL vai, ainda, criar uma comissão para averiguação e conservação da quadra esportiva; promover atividades culturais – show de talentos; implantar o jornal mural e realizar jogos interclasses.
 
Conheça o Programa:
 
O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Seduc/MT com o objetivo estimular a consciência cívica em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e estimular a participação política livre, democrática e consciente.
 
Para atingir seu objetivo, a iniciativa prevê a realização de palestras em escolas ou outros espaços sociais, a promoção de visitas de alunos ao TRE, campanhas de alistamento de jovens eleitores, a realização de eleições parametrizadas em unidades escolares.
As eleições parametrizadas acontecem em escolas públicas e, por ano, cinco unidades escolares são selecionadas. Cada unidade escolar escolhe 25 alunos do ensino médio, que se dividem em grupos de 5 membros. Cada grupo representa um partido. As siglas partidárias já são definidas pelo Projeto e são elas: PEMA (Partido da Educação e do Meio Ambiente), PEC (Partido da Ética e Cidadania), PCEL (Partido da Cultura, do Esporte e Lazer), PRD (Partido do Respeito às Diversidades) e PDVS (Partido do Direito à Vida e à Saúde).
Cada partido, dentro de sua temática, apresenta aos demais estudantes as propostas que serão defendidas durante a campanha eleitoral no âmbito escolar.
Encerrado o período de campanha, todos os estudantes da unidade escolar são convidados a irem às urnas e votarem no partido que consideram ter apresentado a melhor proposta para a melhoria da escola. Os membros dos partidos eleitos são diplomados.
Todo o processo eleitoral vivenciado pelos estudantes, desde a escolha dos membros de cada partido até a diplomação tem o acompanhamento e a orientação da EJE, que inclusive realiza treinamento dos alunos que, durante as eleições, desempenharão a função de mesário.
 
Nestes seis anos (2011 a 2016), o projeto já beneficiou alunos de 30 escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande.
 
Veja o calendário para o lançamento do Programa:
Dia 22/06 – E.E Prof. Heliodoro Capistrano Silva
Dia 26/06 – E.E Estevão Alves Correia.
Dia 27/06 – E.E Clêinia Rosalina Souza.
Dia 28/06 – E.E Irene Gomes de Campos.
Dia 04/07 – E.E Elmaz Gattas Monteiro
Jornalista: Andrea Martins Oliveira
ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento:

Dias úteis - 11h às 18h;

Sábados, domingos e feriados -  das 14h às 18h