TRE inaugura Data Center com tecnologia de ponta e amplia em 5 vezes capacidade de armazenamento de dados
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso inaugurou nesta quinta-feira (23/02) um novo Data Center, totalmente equipado, com capacidade de armazenamento na ordem de 125 terabytes, o suficiente para armazenar dados pelos próximos dez anos, o que inclui a total implantação do Processo Judicial Eletrônico. O antigo Data Center se limitava a 25 terabytes, o que demonstra que a nova aquisição ampliou em cinco vezes a capacidade de armazenamento de dados da Justiça Eleitoral de Mato Grosso.
Além da capacidade de armazenamento de dados, houve ganhos históricos no que diz respeito à segurança física da informação. O novo Data Center está equipado com o mais moderno sistema voltado para o combate e prevenção a incêndio nesses ambientes, além de um sofisticado sistema de controle e economia de energia elétrica, inclusive com gerador próprio. E a sala segura construída pelo TRE-MT segue as diretrizes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no que diz respeito à relação custo-benefício para entidades públicas.
Para a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Maria Helena Póvoas, a segurança da informação deve ser tratada como prioridade pelas instituições públicas, em especial pela Justiça Eleitoral, responsável por concretizar a vontade popular.
"Desde o ano de 2009 a Justiça Eleitoral sentia a necessidade de ampliar a segurança da informação, porque os equipamentos e a estrutura que havia não atendiam os critérios mínimos apontados em auditoria realizada pelo nosso próprio Controle Interno. Inclusive quero aqui frisar que este Tribunal, esta equipe que aqui trabalha, prima pela excelência na prestação de serviços à sociedade, motivo pelo qual moveu tantos esforços para chegarmos a este novo Data Center. Havia a necessidade, havia o empenho dos nossos servidores, mas não havia recursos financeiros para tanto, até podermos contar com uma emenda parlamentar da nossa bancada federal, em 2015, que possibilitou esta aquisição", disse a desembargadora, ao agradecer o empenho dos deputados federais e senadores de Mato Grosso em auxílio à Justiça Eleitoral.
TRE-MT presta homenagem a servidor falecido em 2007
Por solicitação da desembargadora Maria Helena Póvoas, o novo Data Center deveria ser batizado com o nome de um ex-servidor da Casa. O nome escolhido foi do servidor Marcos Antônio Pipino, que ingressou no TRE-MT em 1989, no cargo de auxiliar judiciário, e no decorrer de sua vida funcional exerceu atividades em diversas unidades da intuição.
Marcos Antônio Pipino faleceu em 2007, vítima de câncer, deixando saudades nos colegas com os quais dividia o ambiente de trabalho. Seus familiares foram convidados para acompanhar a inauguração da Sala Segura Antônio Pipino.
Também participaram da inauguração o procurador regional eleitoral, Cléber de Oliveira Tavares Neto; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, José do Patrocínio; os juízes membros do TRE-MT, Paulo Sodré, Marcos Faleiros, Marcelo De Pieri e Rodrigo Roberto Curvo; o juiz auxiliar da Presidência, Lídio Modesto da Silva Filho; a juíza auxiliar da Corregedoria, Adriana Sant'Anna Coningham; e o diretor geral do TRE-MT, Valmir Milomem.
GALERIA DE FOTOS: FLICKR TRE-MT